iPhone 13 Pro não terá suporte para vídeos ProRes no lançamento

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 13 Pro não terá suporte para vídeos ProRes no lançamento
Imagem: Divulgação/Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Os novos iPhones 13 foram anunciados nesta terça (14) e uma uma das novidades mais comentadas durante o evento da Apple para os modelos Pro e Pro Max foi o suporte para gravações de vídeos ProRes, que permite mais liberdade de edição e é usado como formato para comerciais e longas-metragens por preservar a qualidade das imagens. Porém, segundo a empresa, esta ferramenta só estará disponível em uma "futura atualização do iOS 15".

O anúncio não fornece detalhes sobre a data de lançamento do recurso. O portal 9to5Mac especula que o codificador ProRes chegará aos smartphones ainda neste ano, o que não seria uma novidade para a Apple. O formato de fotos ProRAW também não foi liberado durante o lançamento iPhone 12 e só chegou aos clientes no iOS 14.3 em novembro.

O formato é útil em editores como o Final Cut Pro por ser mais leve do que vídeos "crus" (RAW)O formato é útil em editores como o Final Cut Pro por ser mais leve do que vídeos "crus" (RAW)Fonte:  Divulgação/Apple 

Além disso, o site da empresa exibe que as versões dos celulares com 128 GB de armazenamento interno só poderão gravar vídeos ProRes com até 1080p e 30 frames por segundo (fps). Para alcançar o 4K, o consumidor precisa ter os modelos com 256, 512 GB ou 1TB.

A Apple não explicou o motivo da limitação, mas pode ter considerado a memória dos modelos "básicos" como insuficiente, pois o formato ocupa mais espaço do que o H.265 e o H.264. O site 9to5Mac afirma que a versão "padrão" do formato, o Apple ProRes 422, ocupa aproximadamente 1GB por minuto em 1080p e 30fps.