Como diminuir o tamanho de um vídeo para mandar por WhatsApp

3 min de leitura
Imagem de: Como diminuir o tamanho de um vídeo para mandar por WhatsApp
Imagem: Reprodução

O envio de vídeos pelo WhatsApp se tornou comum com a popularidade do aplicativo. Entretanto, muita gente ainda tem dificuldades para compartilhar alguns arquivos, principalmente por conta do tamanho, já que o próprio app estipula um limite de até 16 MB para fotos, áudios e vídeos.

Hoje o TecMundo traz uma série de alternativas para você reduzir o tamanho dos seus arquivos para compartilhar pelo WhatsApp. Confira:

Mudando a resolução da sua câmera

O jeito mais simples de você reduzir o tamanho de um vídeo no seu celular é configurando a resolução da câmera. Em nosso exemplo utilizaremos um iPhone 8 Plus. Confira o passo a passo:

1. Vá até a opção “Ajustes”.

2. Agora aperte em “Câmera”.

Selecione a opção Selecione a opção “Câmera” nos “Ajustes” do iOS.Fonte: TecMundo / Reprodução

3. Em seguida, selecione “Gravar Vídeo”.

Em Em “Gravar Vídeo” você consegue visualizar a atual resolução da sua câmera.Fonte: TecMundo / Reprodução

4. A próxima tela mostra a atual resolução da câmera do iPhone, que é de 1080 HD a 60 fps. Mudaremos para 720 HD a 30 fps, a menor do sistema. Note que a própria tela traz uma média de quanto cada vídeo utiliza de espaço nas resoluções.

Reduza a resolução da câmera para diminuir o tamanho totalReduza a resolução da câmera para diminuir o tamanho total.Fonte: TecMundo / Reprodução

5. Pronto, agora os seus vídeos gravados no celular irão ocupar menos espaço do que anteriormente.

É importante lembrar que o WhatsApp reduz a qualidade do vídeo para o envio. Por exemplo, caso ele tenha 20 MB de tamanho total, ele será reduzido ainda mais quando for enviado pelo aplicativo.

Editando o vídeo em um app mobile

Outra forma de você reduzir o tamanho de um vídeo é utilizando um app mobile de edição. Em nosso exemplo iremos usar o InShot, um dos mais utilizados. Confira:

1. Abra o aplicativo do InShot.

2. Na tela inicial, selecione a opção “Video” e depois “Novo”.

Aperte na opção Aperte na opção “Vídeo” para começar um novo projeto.Fonte: TecMundo / Reprodução

3. Selecione o vídeo que você deseja reduzir o tamanho.

4. Na parte principal do InShot, você tem a opção de reduzir o tempo de duração do vídeo. Para isso, basta puxar as extremidades da área selecionada até o ponto final e inicial.

Mova as extremidades do vídeo para encurtá-loMova as extremidades do vídeo para encurtá-lo.Fonte: TecMundo / Reprodução

5. Caso você não queira alterar o tempo de duração, apenas o tamanho final, aperte no símbolo de compartilhamento no alto da tela à direita.

6. Em seguida, surgirá a opção de configurar a resolução final do vídeo e a taxa de quadros, ao mesmo tempo em que é apresentado o tamanho estimado do vídeo com as alterações. Faça as mudanças para que ele tenha um tamanho final reduzido e, em seguida, aperte em “Salvar”.

Mude as resoluções e fique atento para o tamanho estimado que é apresentado na parte inferiorMude as resoluções e fique atento para o tamanho estimado, apresentado na parte inferior.Fonte: TecMundo / Reprodução

7. Pronto, agora basta enviar o novo vídeo pelo WhatsApp.

Editando o vídeo no PC

Caso você tenha o vídeo armazenado no seu PC ou tenha o costume de editar vídeo por ele, também é fácil reduzi-lo para que possa ser encaminhado pelo WhatsApp.

Em nosso exemplo usaremos o aplicativo Premiere Pro. Confira:

1. Abra o Premiere Pro.

2. Em seguida, crie um novo projeto.

Crie um novo projeto para começar a editar seu vídeoCrie um novo projeto para começar a editar seu vídeo.Fonte: TecMundo / Reprodução

3. Agora importe o vídeo para a linha de edição.

4. Depois, clique na opção “Exportar”, e em seguida “Mídia”, ou aperte as teclas Ctrl + M.

5. Na tela de configuração de exportação, mude o “Formato” para “H.264”, e a “Predefinição” para “YouTube em SD 480p”.

Escolha uma resolução menor para que seu vídeo tenha um tamanho reduzidoEscolha uma resolução menor para que seu vídeo tenha um tamanho reduzido.Fonte: TecMundo / Reprodução

6. Em seguida clique em “Exportar”, espere terminar o processo e pronto, seu vídeo já pode ser compartilhado pelo WhatsApp Web ou pelo app mobile.

Compactando o arquivo para .RAR ou .ZIP

Outra forma de enviar um vídeo com tamanho reduzido é usar um compactador de arquivos. Você pode utilizar um app mobile como o RAR, no Android, ou utilizar o padrão para Windows, o qual iremos mostrar o passo a passo.

1. Faça o download e instale o WinRAR para Windows.

2. Depois, selecione o vídeo no diretório em que ele se encontra no seu PC.

3. Clique com o botão direito em cima dele e selecione a opção: “Adicionar para nome do arquivo.rar”.

Faça a compactação do seu vídeo para que ele tenha um tamanho menorFaça a compactação do seu vídeo para que ele tenha um tamanho menor.Fonte:  Diego Borges / Reprodução 

4. Em seguida, o app do WinRAR efetuará a compressão e irá criar um arquivo .rar.

5. Pronto, agora basta enviar o arquivo pelo WhatsApp. Lembrando que você deve enviar como Documento, dado que ele compactado não se configura como mídia (foto ou vídeo).

Fique atento na hora de escolher o tipo de arquivo que será enviado pelo WhatsAppFique atento na hora de escolher o tipo de arquivo que será enviado pelo WhatsApp.Fonte: TecMundo / Reprodução

Ainda ficou com alguma dúvida? Manda para a gente aqui nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.