5 formas de limpar a memória do seu celular

2 min de leitura
Imagem de: 5 formas de limpar a memória do seu celular
Imagem: Depositphotos

Não importa o quanto de espaço de armazenamento interno tenha seu celular, em algum momento você vai notar que o seu dispositivo móvel está ficando mais lento, e um dos motivos pode ser a alta quantidade de dados armazenados na memória. Caso esse seja o seu problema, listamos a seguir algumas dicas simples que podem ajudar a liberar espaço e ainda deixar o seu aparelho um pouco mais rápido.

Dicas de como limpar a memória do seu celular

Remover aplicativos

A primeira ação que pode ser feita na tentativa de liberar mais espaço no seu aparelho é verificar os programas instalados que não estão mais em uso há algum tempo.

Para verificar quais estão nessa situação, você pode acessar "Configurações" e, em seguida, a seção de aplicativos instalados. Isso dará uma visão geral da quantidade de memória que cada um deles está utilizando, o que facilitará o momento de decidir qual deles vai manter no seu smartphone ou não.

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Limpar o cache

Para quem não está muito habituado com termos, "cache" é um armazenamento temporário feito pelos aplicativos para que o seu início seja um pouco mais rápido. Entretanto, não há nenhum problema em apagá-lo, isso certamente vai ajudar a liberar mais espaço no seu aparelho.

Você pode fazer essa verificação individualmente em cada programa. Para isso, basta acessar a lista completa de aplicativos e clicar em "Armazenamento"; em seguida, selecionar o programa que deseja verificar e, por fim, para liberar mais espaço, clicar no botão "LIMPAR CACHE".

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Guardar arquivos em serviços de nuvem

Essa é uma boa pedida especialmente para quem gosta de tirar fotos e gravar vídeos. Essas memórias, por mais belas que sejam, acabam se tornando o maior problema em termos de armazenamento para muitas pessoas – sendo assim, o ideal é que você faça o compartilhamento desses arquivos em algum serviço de nuvem para garantir mais espaço (como o Google Drive, por exemplo).

Também existe a possibilidade de, temporariamente, verificar quais arquivos não são tão importantes de ficar no dispositivo e enviá-los para um HD externo ou um pendrive, assim liberando mais espaço.

Verificar programas de compartilhamento

Outro fato que muitos não sabem é que cada vez que você envia um arquivo de vídeo ou foto em programas como o WhatsApp, é guardada uma cópia extra dentro do programa, o que ajuda a diminuir o espaço.

Para fazer essa limpeza (no caso do WhatsApp), abra alguma conversa, clique no menu com três pontinhos e selecione "Mídia do grupo" (caso seja uma conversa em grupo) ou em "Mídia, links e docs", se o bate-papo for com algum amigo ou conhecido, para eliminar dados que não sejam importantes.

(Fonte: WhatsApp/Reprodução)(Fonte: WhatsApp/Reprodução)Fonte:  WhatsApp 

Usar programas de limpeza

Por fim, a última dica para conseguir um espaço extra de armazenamento nos dispositivos móveis é utilizando programas gratuitos para essa função, como o CCleaner ou outro similar. Além de realizar limpeza, alguns desses podem oferecer opções como fazer reajustes em fotos para diminuir um pouco o peso delas, mas sem perder em qualidade, além de muitas outras possibilidades.

Já que estamos falando em dispositivos móveis, aproveite para conferir algumas dicas de como fazer o backup do seu aparelho caso precise formatá-lo (o que também ajuda a deixar as coisas mais rápidas em casos extremos ou se estiver pensando em vendê-lo) ou transformá-lo em uma webcam.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.