Foto de arma enviada via AirDrop do iPhone vira ameaça e atrasa voo

1 min de leitura
Imagem de: Foto de arma enviada via AirDrop do iPhone vira ameaça e atrasa voo
Imagem: Pixabay/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Passageiros de um voo que partiria do Aeroporto Internacional de São Francisco rumo à cidade de Orlando (Estados Unidos) enfrentaram um atraso de três horas devido a uma suposta ameaça de segurança. Já no avião, muitos deles receberam, em seus iPhones e  via AirDrop, a foto de uma arma. Desconhecia-se a origem da imagem.

O caso ocorreu na última quinta-feira (22), segundo o jornal local SFGATE. Autoridades, após o alerta, evacuaram a aeronave, revistaram as pessoas e examinaram o veículo. Durante as investigações, descobriram que um adolescente compartilhou o material.

A captura, conta o site, dizia respeito a uma réplica utilizada em Airsoft, que não estava presente no local. Sendo assim, tudo não passou de um alarme falso. De todo modo, dada a semelhança de equipamentos do tipo quando comparados aos originais, não se dispensou cuidados adicionais.

Depois de esclarecidos os fatos, a empresa responsável pela viagem deu continuidade às suas operações. O responsável pelo envio do arquivo não pôde retornar a seu assento.

Aeroporto Internacional de São Francisco, Estados Unidos.Aeroporto Internacional de São Francisco, Estados Unidos.Fonte:  Pixabay 

Barrando compartilhamentos indesejados

Presente em dispositivos da Apple, o AirDrop é uma tecnologia que combina Bluetooth e Wi-Fi e que permite a troca instantânea de conteúdo a uma distância de até nove metros. Em suas configurações, é possível limitar a conexão a determinados contatos, mas, quando se seleciona a "Todos", pode-se receber fotos, vídeos e mais de qualquer pessoa sem autorização prévia.

A funcionalidade em questão é útil, por exemplo, durante conferências e afins, uma vez que basta a espectadores ajustar as preferências de seus smartphones para que palestrantes compartilhem apresentações variadas. Ainda assim, tem potencial de gerar muita dor de cabeça. O que aconteceu no voo norte-americano é apenas um dos cenários.

Para conferir e/ou modificar as definições do AirDrop, basta acessar a seção de Ajustes do iOS, selecionar a opção Geral, tocar em AirDrop e escolher a ação a ser executada pelo recurso. O ajuste também pode ser feito pela Central de Controle do sistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.