WhatsApp Beta recebe backups com criptografia de ponta a ponta

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp Beta recebe backups com criptografia de ponta a ponta
Imagem: Pexels

Nesta sexta-feira (16), o WhatsApp iniciou a distribuição gradativa de seu novo recurso de segurança, a encriptação de ponta a ponta de backups, para os usuários do programa de testesA funcionalidade havia sido observada em versões anteriores do aplicativo, mas somente agora mais detalhes sobre seu funcionamento foram revelados.

Os backups criptografados de ponta a ponta dificultarão o acesso indesejado de terceiros ao conteúdo das conversas no WhatsApp. Os arquivos serão protegidos por uma senha criada pelo usuário, que deverá ser inserida quando for necessário efetuar a restauração dos chatsSem as palavras-chave, o conteúdo não poderá ser acessado e estará sujeito a ser perdido permanentemente.

Para os usuários mais exigentes, também é possível optar por uma chave de encriptação de 64 dígitos, contendo números e letras minúsculas, para maior segurança. A sequência é gerada pelo aplicativo e, similarmente, também só poderá ser acessada por seu dono. Em caso de perdas, o WhatsApp não poderá auxiliar em sua recuperação.

Processo de criação de um backup encriptado de ponta a ponta no WhatsApp. (Fonte: WhatsApp, WABetaInfo / Reprodução)Processo de criação de um backup encriptado de ponta a ponta no WhatsApp. (Fonte: WhatsApp, WABetaInfo / Reprodução)Fonte:  WhatsApp, WABetaInfo 

Disponibilidade

A encriptação ponta a ponta de backups já está sendo distribuída para usuários do programa de testes com a versão "2.21.15.5" do WhatsApp beta e deve chegar em breve para a versão principal do aplicativo. A empresa também está testando atualmente o suporte para múltiplos dispositivos em uma conta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.