iPhone 13 sem entradas e novas câmeras: o que esperar do celular

4 min de leitura
Imagem de: iPhone 13 sem entradas e novas câmeras: o que esperar do celular
Imagem: Concept Creator/LetsGoDigital
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Se você é fã dos produtos da Apple, é provável que já esteja "se coçando" para conferir o novo iPhone da marca que, ao que tudo indica, será anunciado neste mês. A boa notícia é que, com os inúmeros vazamentos envolvendo o celular, já é possível ter uma boa ideia do que o iPhone 13 nos reserva.

Assim, para te ajudar a segurar a ansiedade, preparamos um compilado com tudo que já sabemos até agora.

As câmeras do iPhone 13

Segundo os vazamentos, um dos principais destaques do sucessor do iPhone 12 é o conjunto de câmeras. Isso porque os próximos celulares devem contar com uma lente ultra-angular com abertura de f/1.8, recurso que garante melhores fotos mesmo em locais com baixa luminosidade. Para comparação, o iPhone 12 apresenta um sensor com abertura f/2.4.

O Modo Retrato para vídeos também deve ser melhorado. Com a atualização, o usuário supostamente poderá ajustar a profundidade de campo da imagem na pós-produção. O scanner LiDAR, no entanto, provavelmente só estará disponível para os modelos mais caros da linha Pro.

Além disso, o iPhone 13 também pode contar com recursos de astrofotografia, permitindo maior nitidez em fotos do céu, estrelas ou da luz, por exemplo.

Concept Creator/LetsGoDigital
Concept Creator/LetsGoDigital

Desempenho

Segundo o site DigiTimes, os modelos do iPhone 13 devem ser equipados com o A15 Bionic, suposto novo chip da Apple que conta com uma nova tecnologia de 5 nm (nanômetros). O chipset deve garantir mais eficiência energética em relação ao A14 Bionic, presente no iPhone 12.

Novo visual e cores

O iPhone 13 não deve trazer grandes alterações em seu visual. As principais mudanças notadas até agora foram a redução do notch na tela e o módulo das câmeras, que deve contar com sensores maiores.

O leaker Max Weinbach afirma que tanto o iPhone 13 Pro quanto o iPhone Pro Max chegarão ao mercado com uma opção em preto fosco, revestimento de aço inoxidável para reduzir impressões digitais ou manchas, além de um novo design para o módulo de câmeras. Ele conta que a Apple também está trabalhando em um tom de laranja, mas que provavelmente não será lançado oficialmente.

Já a Apple Tomorrow afirma que o dispositivo deverá ser lançado nas cores Sunset Gold (dourado), Matte Black (preto fosco), Rosé (ouro rosa), Pearl (pérola) e Rose Pink (rosa claro).

Confirmando os boatos, a Spigen, fabricante de acessórios para celulares, "revelou" o novo visual do iPhone 13. Na foto, é possível ver a posição das lentes na diagonal, tela de 6,1 polegadas, além, é claro, das capinhas nas cores grafite, azul claro, verde meia-noite, azul escuro, laranja, creme, vermelho e rosa.

Bateria maior?

Com o lançamento do iPhone 13, a Apple parece ter finalmente dado ouvidos a uma das principais reclamações dos consumidores: a pouca capacidade de carga.

Agora, os novos modelos devem passar por um bom upgrade. Segundo vazamentos recentes, a bateria da linha padrão (iPhone 13 e 13 Pro) deve contar com 3.095 mAh — 10% a mais que o iPhone 12. Já a versão iPhone 13 Pro Max deverá receber a maior mudança, já que supostamente será equipado com uma bateria de 4.352 mAh — 18% a mais do que o antecessor.

Um outro rumor citava que a nova geração do iPhone deixaria de lado a entrada para carregamento. Entretanto, analistas de mercado afirmam que, em 2021, o iPhone manterá a entrada Lightning para carregamento, não adotando o MagSafe como padrão único.

Tela

Segundo o canal EverythingApplePro no YouTube, o iPhone 13 terá modelos com diferentes tamanhos de display: um com 5,4 polegadas (OLED), outro aparelho com 6,1 polegadas (OLED), um com 6,1 polegadas (OLED ProMotion e taxa de atualização de 120 Hz) e o último modelo com 6,7 polegadas (OLED ProMotion e taxa de atualização de 120 Hz).

Além disso, o recurso de "tela sempre ativa" também deve ser integrado ao celular. Com ele, os usuários podem ver informações na tela sem precisar desbloquear o dispositivo. Rumores ainda indicam que a fabricante também pode implementar o Touch ID embaixo da tela do celular. O jornalista Mark Gurman, porém, afirma que o recurso não será lançado em 2021 e que a Apple está investindo, na verdade, em melhorar o Face ID.

Mais espaço

O analista Ming-Chi Kuo, leaker conhecido por acertar as previsões da companhia, afirmou que os dois modelos da linha Pro deverão chegar com até 1 TB de armazenamento interno. Já o iPhone 13 e o iPhone 13 mini devem ser vendidos em versões com 128 GB, 256 GB e 512 GB.

Chamadas de emergência via satélite

No fim de agosto, surgiram rumores a respeito de um recurso do iPhone 13 capaz de conectar os aparelhos diretamente a um satélite sem necessidade de conexão 4G ou 5G ativa. No entanto, a Bloomberg publicou um artigo revelando que o recurso só será disponibilizado para chamadas de emergência.

Quando será o lançamento do iPhone 13?

Segundo o portal MacRumors, o anuncio está marcado para a terceira semana de setembro, entre os dias 13 e 17. Considerando que os últimos lançamento foram realizados em 7, 14 ou 21 de setembro, espera-se que o iPhone 13 seja anunciado no dia 14 deste mês. A Apple, como já é costume, não confirmou nenhuma informação até o momento.

Fique ligado no site do TecMundo para acompanhar todas as notícias do lançamento.

Imagem: Smartphone Apple iPhone 12 Pro Max, 128GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Apple iPhone 12 Pro Max, 128GB

Conta com Ceramic Shield, que é quatro vezes mais resistente a quedas, zoom óptico de 5x, tela de 6,7 polegadas, compatível com a tecnologia 5G, resistente à respingos e poeira.