Rumor: Nokia X60 terá Harmony OS, sensor de 200 MP e grande bateria

1 min de leitura
Imagem de: Rumor: Nokia X60 terá Harmony OS, sensor de 200 MP e grande bateria
Imagem: Nokia
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um dos próximos smartphones que podem ser lançados pela Nokia ainda em 2021 pode ser diferente em vários sentidos — inclusive no sistema operacional. Segundo o site chinês ITHome, os futuros Nokia X60 e Nokia X60 Pro terão o Harmony OS 2.0 como plataforma, deixando de lado a versão quase pura do Android utilizada pela empresa atualmente.

O uso do novo sistema operacional no lugar do Android altera uma parceria que é feita desde o retorno da marca Nokia para o mercado de celulares sob a licença da HMD Global. Além disso, ao menos um dos modelos contará com uma bateria de 6.000 mAh e um sensor de 200 MP.

Será verdade?

Por enquanto, as informações acima devem ser consideradas um rumor. Entretanto, uma eventual adoção do Harmony OS seria possível, especialmente caso o modelo seja focado no mercado chinês, que é a principal base comercial da Huawei. A própria fabricante chinesa pretende expandir o sistema para outras marcas, embora nenhuma tenha sido anunciada para smartphones.

Já as especificações técnicas levantam maiores desconfianças. A Samsung deve estrear um sensor de 200 MP em um celular da Xiaomi ainda este ano, mas não há detalhes sobre algo parecido em andamento pela Zeiss, a responsável pela fotografia nos modelos da finlandesa.

Além disso, a linha "X" deve mesmo abrigar modelos mais poderosos, mas talvez nem tanto: os mais recentes, Nokia X10 e X20, trazem como sensor principal uma lente de 64 MP.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.