Rick and Morty vira isca para cibercrimes e instalação de malware

1 min de leitura
Imagem de: Rick and Morty vira isca para cibercrimes e instalação de malware

A quinta temporada de Rick and Morty está em exibição atualmente e, junto com a expectativa dos fãs para os novos episódios da animação do Adult Swim, vieram também golpes virtuais baseados na série.

O laboratório de segurança da Kaspersky descobriu que o desenho animado virou uma isca frequente em golpes digitais. Segundo a empresa, os cibercriminosos utilizam recursos diversos para atrair vítimas e infectar dispositivos.

Até o trailer é usado como mecanismo para golpes.Até o trailer é usado como mecanismo para golpes.Fonte:  Kaspersky 

Entre os meses de junho de 2020 e 2021, os especialistas da Kaspersky encontraram cerca de 350 arquivos diferentes que fingiam ser episódios da animação, mas na verdade eram portas de entrada para cibercriminosos ou até executáveis que instalavam malwares variados, incluindo até casos de ransomware.

Em outros casos, páginas que oferecem um suposto streaming gratuito da série rodam os primeiros minutos de um episódio gratuitamente, mas depois pedem dados pessoais e até bancários para um cadastro. É nesse momento que você tem as credenciais roubadas e transferências realizadas — tudo sem a autorização da vítima e sem ter acesso ao conteúdo desejado.

Não caia em ofertas de transmissão gratuitas do conteúdo.Não caia em ofertas de transmissão gratuitas do conteúdo.Fonte:  Kaspersky 

Para conseguir o maior número possível de vítimas, os conteúdos são traduzidos para vários idiomas e compartilhados em páginas variadas que oferecem download gratuito, bem como em perfis falsos de redes sociais.

Assista com segurança

Quem não quiser riscos pode conferir Rick and Morty pelas plataformas de streaming Netflix (as quatro primeiras temporadas) e HBO Max (as quatro temporadas e os novos episódios da quinta adicionados semanalmente). O serviço de streaming da Warner foi lançado hoje (29) no Brasil e conta com um preço de assinatura promocional por tempo limitado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.