Xiaomi Mi Mix Fold: o 1º celular do mundo com lente líquida

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi Mi Mix Fold: o 1º celular do mundo com lente líquida
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Entre uma série de lançamentos nesta semana, a fabricante Xiaomi apresentou o seu primeiro smartphone dobrável, o Mi Mix Fold.

Só que o modelo não tem como grande destaque a dobradiça e a tela de 8,01" no formato aberto: a sua principal tecnologia está na câmera, que transformou a Xiaomi em uma pioneira no setor.

Isso porque o Mi Mix Fold é o primeiro celular do mundo com a tecnologia de lente líquida, um recurso que deve ser muito explorado por essa e outras marcas de smartphone nos próximos anos.

O que é uma lente líquida?

A tecnologia de lente líquida é inspirada em princípios do olho humano e utiliza em sua composição um fluido transparente envolto em uma camada protetora.

Com esse material e a utilização de um pequeno motor, é possível obter diferentes curvaturas da superfície esférica da lente — fazendo com que ela atue de forma bem mais complexa e diversificada do que um componente comum.

A lente líquida é resistente a temperaturas extremas (de -40ºC a 60ºC, além de baixa dispersão e alta absorção de luz. A também chinesa Huawei deve ser uma das próximas a lançar um modelo com esse recurso.

O que eu ganho com isso?

Em termos práticos no Mix Mix Fold, a lente líquida faz uma só câmera valer por duas: o mesmo sensor serve tanto para zoom (óptico de 3x e híbrido de 30x) quanto para retratos aproximados de objetos pequenos (macro de menos de 3 cm de distância). Além disso, o foco fica mais rápido e preciso.

O "quatro em três" da nova câmera traseira do Mi Mix Fold.O "quatro em três" da nova câmera traseira do Mi Mix Fold.Fonte:  Xiaomi 

Além da lente estreante, o modelo é o primeiro com um processador de imagens de fabricação da própria Xiaomi: o Surge C1 Image Signal Processor. As outras câmeras traseiras são de 108 MP (sensor principal) e 13 MP (ultra-wide).

O Xiaomi Mi Mix Fold será vendido inicialmente na China a partir de 16 de abril.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.