Como espelhar o celular na TV: conheça 5 formas

3 min de leitura
Imagem de: Como espelhar o celular na TV: conheça 5 formas
Imagem: LG/Divulgação

Saber como espelhar o celular na TV pode trazer várias vantagens para o dia a dia: desde ver uma live no Facebook ou jogar um game mobile em uma tela maior até mostrar as fotos da última viagem para um grande grupo de amigos.

Com poucos toques, é simples projetar os conteúdos de um dispositivo móvel em uma Smart TV ou um televisor comum. A seguir, confira cinco dicas sobre como espelhar o celular na TV.

Partes das smart TVs usam sistemas que facilitam projetar conteúdo do celular.Algumas Smart TVs usam sistemas que facilitam a projeção do conteúdo do celular.Fonte:  Samsung/Divulgação 

1. Projetando com as funções da Smart TV

Grande parte dos modelos de Smart TVs usa protocolos como o Miracast ou possui sistemas como o Android TV. Caso o televisor tenha uma dessas tecnologias, é bem simples projetar os conteúdos do celular em uma tela maior.

Para o espelhamento, ambos os aparelhos (TV e smartphone) precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi, e o usuário deve procurar no dispositivo móvel a opção para compartilhar a tela com a TV.

Os apps dos principais serviços de streaming, como Netflix, Prime Video e YouTube, têm botões com a função de enviar o conteúdo da tela do celular para a TV. A vantagem é que o usuário poder continuar usando o dispositivo normalmente.

Fire TV Stick e ChromeCast são gadgets que facilitam espelhar a tela do celular.Fire TV Stick e ChromeCast são gadgets que facilitam a tarefa de espelhar a tela do celular.Fonte:  Smart Speakers South Africa/Reprodução 

Fonte:  Smart Speakers South Africa/Reprodução 

2. Usando gadgets (Chromecast, Fire TV Stick)

Para aqueles que não têm uma Smart TV ou têm modelos que não recebem mais atualizações, gadgets como Chromecast e Fire TV Stick são as melhores opções quando se trata de espelhar o conteúdo do celular na TV.

Assim como no tópico anterior, os aparelhos precisam estar conectados à mesma rede para funcionarem perfeitamente. Em seguida, o usuário deve acessar as configurações do dispositivo ou escolher a opção dos apps para projetar o vídeo no televisor.

O Apple TV é um set-top box compatível com outros dispositivos da marca.Apple TV é um set-top box compatível com outros dispositivos da marca.Fonte:  iDropNews/Reprodução 

3. Transmitindo com Apple TV

Infelizmente, nem todas as Smart TVs são compatíveis com os dispositivos da Apple. Uma das soluções nesse caso é adquirir o Apple TV, um modelo de set-top box com funções semelhantes às dos gadgets citados.

Assim, o usuário pode usar a opção AirPlay do iPhone e do iPad para projetar vídeos ou ouvir músicas pelo dispositivo conectado à TV. Lembrando que certos apps de streaming também têm botões que facilitam a transmissão.

É possível transmitir a tela do celular usando um cabo HDMI.É possível transmitir a tela do celular usando um cabo HDMI.Fonte:  Business Insider/Reprodução 

4. Conectando o celular pelo cabo HDMI

Sem depender de dispositivos extras, usar um cabo HDMI é outra opção para transmitir os conteúdos do celular. A vantagem desse modo é que é possível projetar vídeos com resoluções até 4K e excelente qualidade de áudio.

A desvantagem é que ele mostra apenas a tela do smartphone. Portanto, se a pessoa estiver sem internet, ela fica limitada a assistir somente aos arquivos que estiverem armazenados no dispositivo.

Há dois padrões de cabos disponíveis para conectar o celular à TV:

  • O SlimPort traz uma entrada USB mini e saída HDMI. Apesar de promover a conexão de forma simples, esse modelo é raro de ser encontrado e tem um valor elevado. Caso o smartphone tenha porta USB-C, é necessário usar um adaptador.
  • O MHL tem uma entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI. Geralmente, também é preciso uma fonte de alimentação externa para o uso. Apesar dessa desvantagem, ele é fácil de ser encontrado por um valor acessível.

Os cabos UBS também são uma opção para compartilhar a tela do celular.Cabos USB também são uma opção para compartilhar a tela do celular.Fonte:  WikTrezor/Reprodução 

5. Usando o cabo USB

Após todas essas opções, a mais simples é usar o tradicional cabo USB para espelhar a tela do celular na TV. Basta conectar o dispositivo na porta USB da Smart TV ou do monitor.

Em algumas situações, será necessário colocar o smartphone ou tablet em modo de dispositivo de armazenamento externo. Um dos pontos negativos dessa “técnica” é que nem todos os vídeos podem ser transmitidos; em geral, só é possível exibir imagens.

Gostou dessas dicas de como projetar os conteúdos do celular na TV? Quais delas você já usou? Conte para a gente nos comentários.

Imagem: Google Chromecast 3, Full HD
Imagem: Tecmundo Recomenda

Google Chromecast 3, Full HD

O Chromecast é o melhor dispositivo de transmissão multimídia. Funciona em qualquer TV ou monitor com entrada HDMI e serve tanto para espalha a tela do seu smartphone ou os seus conteúdos em streaming.



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.