Dicas do que fazer antes de vender seu celular usado

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do que fazer antes de vender seu celular usado
Imagem: Reprodução/ PixaBay

É muito comum que, ao comprar um novo smartphone, usuários vendam ou repassem seus aparelhos antigos, o que pode ajudar a abater um pouco o valor do novo gadget. Porém, dada a quantidade de informações relevantes que ficam salvas nos dispositivos, antes de repassar seu aparelho existem alguns procedimentos importantes a considerar.

O Android associa muitos de seus dados a sua conta, mas mesmo assim existem alguns dados que você precisa salvar manualmente para ter acesso no aparelho novo. Para te ajudar a migrar para um novo dispositivo com mais tranquilidade, o Tecmundo lista a seguir alguns passos importantes a serem feitos antes de você repassar seu dispositivo Android.

Backup de seus arquivos

O primeiro passo ao decidir que vai mudar de aparelho sem dúvida é realizar o backup de seus arquivos, contatos e mensagens. Para fotos, você pode utilizar o serviço Google Fotos e realizar o upload automático para sua conta Google, o que vai facilitar muito a realização do procedimento.

Para os contatos, o app Contatos do Google também pode agilizar bastante o procedimento, lembrando que é importante, após realizar o backup, verificar se a sincronização ocorreu corretamente. Para as mensagens, assim como para outros aplicativos, por exemplo o WhatsApp, há uma ferramenta nativa que realiza o procedimento, podendo salvar os dados em serviços de nuvem como o Google Drive.

Android conta com ferramenta nativa para backup de dados.Android conta com ferramenta nativa para backup de dados.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

Reúna suas senhas

Provavelmente, você tem diversos serviços com senhas salvas em seu dispositivo, por isso é importante verificar quais deles você mais utiliza procurando verificar o modo de login. Alguns serviços permitem o login por meio da conta Google, desde que esta esteja associada à sua conta, o que pode facilitar sua migração de aparelho.

Para os demais serviços e aplicativos, é importante obter as senhas de acesso e procurar armazená-las em algum lugar ou anotá-las para que seja possível acessar os serviços no próximo dispositivo.

É muito importante salvar as senhas vinculadas ao seu dispositivo.É muito importante salvar as senhas vinculadas ao seu dispositivo.Fonte:  Reprodução/Pixabay 

Desvincule seu aparelho

Alguns apps de bancos e serviços realizam a associação do dispositivo ao login para ter mais uma restrição de segurança, a fim de não permitir o acesso a sua conta por meio de dispositivos desconhecidos. Desse modo, antes de repassar seu aparelho, é fundamental que você verifique, junto ao serviço associado, qual é o procedimento a ser realizado para concluir a mudança de aparelho.

Instituições financeiras podem exigir que você utilize o dispositivo antigo para realizar a mudança de aparelho ou mesmo solicitar que você compareça a uma agência ou um terminal eletrônico a fim de receber um novo acesso. De qualquer modo, entrando em contato com seu banco você deve receber as instruções de como proceder.

Reset do aparelho

Depois de realizar o backup, salvar seus dados e desvincular suas contas, você já pode resetar o aparelho e deixá-lo, ao novo proprietário, como veio de fábrica. Para realizar o procedimento, você pode tanto utilizar o menu de configurações do Android quanto verificar no manual do seu dispositivo como proceder para o hard reset.

O procedimento pelas configurações do Android segue o seguinte passo a passo.

  • Acesse as configurações de seu dispositivo.

Acesso configurações Android.Acesso às configurações do Android.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

  • Em seguida dirija-se até a guia "Sistema" e localize as opções avançadas.

Configurações Avançadas do Android.Configurações Avançadas do Android.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

  • Já no menu "Avançado", localize a opção para "Redefinir opções".

Redefinir aparelho retoma a configuração de fábrica do mesmo.Redefinir o aparelho retoma a configuração de fábrica dele.Fonte:  Reprodução/ Fernando Sousa 

  • Agora, basta selecionar "Redefinir para configuração original (configuração de fábrica)" e pronto. O dispositivo deve reiniciar como se estivesse sendo ligado pela primeira vez (os procedimentos apresentados foram realizados em um dispositivo Asus Zenfone Max).

Caso você utilize um cartão micro SD, pode utilizar as configurações do Android para formatá-lo antes de repassar seu aparelho. O procedimento de hard reset acessa uma espécie de BIOS do dispositivo Android, mas seu acesso requer algum conhecimento, tendo ainda um acesso que pode mudar de um dispositivo para outro.

Também não se esqueça de remover seu SIM card do aparelho antigo e, caso queira manter seu cartão micro SD, remova-o para utilizá-lo em seu novo dispositivo Android.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.