Apple: zoom óptico de 10x não deve chegar no iPhone 13
A tecnologia vem sendo investigada em rumores desde julho deste ano e tem previsão de chegada apenas para 2022

Por Adriano Camacho
08/12/2020, às 13:30
Rumores indicam que a Apple estaria desenvolvendo uma nova câmera periscópica para celulares, com zoom óptico de até 10x. A fonte explica que a Maçã estaria colaborando com a gigante sul-coreana Samsung, utilizando seus componentes para fazer a montagem do novo sistema. Essa tecnologia, porém, ainda está em estágio de refinamento e, apesar de já ser encontrada em dispositivos de outras marcas, não deve ser lançada no próximo iPhone.
A razão da suposta decisão Apple se define no compromisso da empresa em entregar tecnologias polidas e sem falhas, além da alta expectativa de seus consumidores em relação as suas câmeras. Segundo o rumor, a nova câmera periscópica da Apple deve chegar apenas em 2022, com possibilidades de atraso para 2023.
Câmeras periscópicas já são encontradas em dispositivos premium, como o Galaxy S20 Ultra. (Fonte: Pocket Now / Reprodução)
Apesar de não marcar uma inovação tecnológica, a possível novidade ainda é bastante promissora. Os conjuntos de câmeras periscópicas são capazes de vencer limitações físicas de um espaço pequeno para entregar um zoom anteriormente possível apenas em câmeras tradicionais, com lentes móveis. O suposto novo zoom óptico de 10x seria uma excelente melhoria à atual capacidade de aproximação do iPhone 12 Pro Max, de apenas 2,5x.
Os mais recentes rumores dão continuidade à uma série de outras notícias relatando o possível interesse da Apple em atualizar o sistema de câmeras, que começou julho deste ano. A novidade ainda depende da confirmação da empresa, mas já criou expectativa entre seus fãs.