Oppo mostra celular extensível, mas não dobrável

1 min de leitura
Imagem de: Oppo mostra celular extensível, mas não dobrável
Imagem: Oppo/Divulgação

Celulares dobráveis dão ao freguês uma tela expansível – mas com o indefectível vinco no meio. A Oppo fez mágica com um modelo conceitual em que a tela aumenta e diminui, sem dobras: o Oppo X 2021. Revelado no evento próprio Inno Day 2020, o celular segue outro caminho para displays extensíveis que não o modelo fold adotado por outras fabricantes como a Samsung.

Usando um sistema motorizado, o novo celular da fabricante chinesa aumenta sua tela OLED de 6,7 polegadas para 7,4 polegadas, bastando para isso deslizar o dedo pela lateral do telefone – o aumento da tela pode ser fracionado, ou seja, o quanto o usuário quiser (por isso, o lema do smartphone é “continuamente variável”).

Os menus apresentados na tela e a forma de exibição também se alternam, à medida que o display muda de tamanho.

Ao ser recolhido, a extensão da tela fica escondida no interior do smartphone.

Jornalistas que puderam experimentar o dispositivo durante o evento acontecido na cidade chinesa de Shenzhen observaram que a traseira do celular é bem desenhada, com a junção entre as duas partes do telefone feita de maneira suave e em diagonal, conferindo ao Oppo X 2021 um ar moderno.

Conceitual

Segundo a fabricante, a “mágica” acontece graças a um sistema que une um rolamento motorizado e um painel OLED (pelo menos, boa parte dele) laminado para uma urdidura (warp track) mais resistente – isso possibilita que a tela role de seu esconderijo, se expanda e, depois, se dobre, ao ser recolhida nos fundos do telefone, sem quebrar. O próprio celular tem um corpo dois em um: as duas partes se estendem juntas e em conjunto para dar suporte estruturado à tela.

A Oppo registrou 122 patentes (10% para o sistema de rolagem) para esse projeto. Segundo o vice-presidente da empresa e chefe do OPPO Research Institute, Levin Liu, o smartphone conceitual não tem data para ser lançado: “Entregaremos essa tecnologia aos consumidores no momento certo”.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.