iPhone 12 5G: testes mostram velocidade de conexão impressionante

1 min de leitura
Imagem de: iPhone 12 5G: testes mostram velocidade de conexão impressionante
Imagem: Apple
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quinta-feira (5) o jornalista Michael Simon, do site MacWorld, efetuou testes de velocidade de internet no iPhone 12 usando as redes 5G norte-americanas. O novo smartphone da Apple foi anunciado no último dia 13 de outubro, com foco dedicado ao 5G, ressaltando sua capacidade de atingir grandes velocidades de download e upload. 

Para efetuar os testes, Simon utilizou a rede 5G das operadoras T-Mobile/Sprint e Verizon, ambas possuindo planos com disponibilidade do sinal sub-6GHz com 2,6 km² de área de cobertura e velocidades ligeiramente superiores ao já existente sinal 4G LTE. Contudo, no caso da Verizon, foi possível testar a versão mais rápida da rede 5G, chamada de ultra banda larga (UWB, na sigla em inglês), capaz de atingir altíssimas velocidades em regiões limitadas.

Aplicativo da Verizon mostra a cobertura de sinal em determinadas cidades norte-americanas. (Fonte: MacWorld, Verizon / Reprodução)Aplicativo da Verizon mostra a cobertura de sinal em determinadas cidades norte-americanas. (Fonte: MacWorld, Verizon / Reprodução)Fonte:  MacWorld, Verizon 

Nos primeiros testes utilizando o sinal 5G da T-Mobile/Sprint, foi possível obter uma melhora de 36% nas velocidades de download, atingindo cerca de 150Mbps, bastante superior à média de velocidade nacional da marca, de 25Mbps. Embora não ofereça nenhuma opção de plano com rede UWB, os três planos disponíveis contam com sinal 5G sub-6GHz.

Ultravelocidade

No caso da Verizon, é possível obter o sinal 5G UWB nos planos mais caros da marca, que oferecem velocidades altíssimas de download em determinadas cidades que possuem cobertura — ao todo, apenas 55 contam com o sinal. Nos testes de Simon, o iPhone 12 atingiu o máximo de 1.5Gbps (ou 1.500 Mbps) de download, 10 vezes mais rápido que a velocidade da rede sub-6GHz. Em testes feitos em movimento, o sinal se manteve estável em 300 Mbps e, ao parar, atingia imediatamente o pico de velocidade.

Testes de velocidade da rede 5G UBL. (Fonte: MacWorld / Reprodução)Testes de velocidade da rede 5G UBL. (Fonte: MacWorld / Reprodução)Fonte:  MacWorld 

Contudo, apesar das surpreendentes velocidades, Michael reafirma a ausência de um bom custo-benefício, com preços muito caros para poucas regiões de cobertura da rede 5G UBL na Verizon. As redes 5G ainda não possuem previsão de chegada no Brasil, que espera os leilões de banda anunciados para o próximo ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.