Smartphone da TCL com tela que se enrola aparece em vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Smartphone da TCL com tela que se enrola aparece em vídeo
Imagem: TCL
Avatar do autor

Mal nos habituamos aos celulares dobráveis, já surgem aqui e ali notícias de telas totalmente roláveis para dentro e para fora, como se fossem o equivalente eletrônico a um rolo de papel. Um vídeo vazado da TCL, e publicado no Twitter na segunda-feira (26), mostra um suposto protótipo no qual a empresa estaria trabalhando.

Desde que a TCL começou a falar sobre esse tipo de tela no começo deste ano, imaginávamos que viria alguma novidade a respeito. Em setembro, durante a IFA 2020, a TCL anunciou uma nova tecnologia de display chamada NXTPAPER, que teoricamente funcionaria como um “papel eletrônico”, mas não fez nenhum tipo de demonstração do produto na época.


Embora as telas dobráveis da Samsung, LG, Huawei, Motorola e Royale sejam uma ótima solução para os problemas de tamanho, elas apresentam dois problemas: um relacionado à durabilidade de seus materiais, e o segundo é que não conseguem ser dobradas e totalmente planas, demandando aquela pequena faixa intermediária que cria uma lacuna quando o celular está dobrado.

Um display enrolável poderia corrigir esse problema simplesmente deixando de dobrar a tela, mas enrolando-a numa espécie de “pergaminho” que se expande ao desenrolar e encolhe quando enrolamos a tela. A LG emprega essa tecnologia em suas TVs roláveis já disponíveis comercialmente. Mas parece que a TCL está planejando trazer uma versão de bolso dessa facilidade.

Smartphone da TCL com tela que se enrola aparece em vídeo