Patente mostra como Apple pode retirar notch da tela dos iPhones

1 min de leitura
Imagem de: Patente mostra como Apple pode retirar notch da tela dos iPhones
Imagem: Ars Technica
Avatar do autor

Apple continua utilizando entalhes na tela dos iPhone para guardar a câmera e sensores utilizados nos smartphones da linha, mas isso pode mudar futuramente. De acordo com uma patente encontrada pelo site Apple Insider, a companhia está trabalhando em uma tecnologia que pode garantir celulares com bordas finas e display "infinito".

Segundo as informações, a Apple fez uma aplicação de patente em 2019 que mostra uma tecnologia que "esconde" sensores embaixo do display. Com isso, a empresa poderia retirar o notch da construção do iPhone e lançar um aparelho tom tela que toma toda a frente do aparelho.

O pedido de registro foi realizado em abril de 2019O pedido de registro foi realizado em abril de 2019Fonte:  Apple Insider 

A patente registrada nos Estados Unidos revela um sistema de detecção de luz que pode ser colocado abaixo de uma área ativa da tela. A empresa descreve no documento como a tecnologia pode funcionar na prática, caso seja aplicada em um celular.

Solução para o notch

A companhia aponta que os dispositivos atualmente contam com uma tela de diversas camadas e os sensores normalmente são posicionados de maneira adjacente. "Esta construção convencional aumenta indesejavelmente o tamanho aparente de uma região da borda que circunscreve a tela, enquanto também aumenta indesejavelmente o tamanho e o volume do compartimento do dispositivo eletrônico", explica a patente da Apple.

Patente sugere sistema de detecção de luz entre pixels da telaPatente sugere sistema de detecção de luz entre pixels da telaFonte:  Apple Insider 

Segundo a patente dá a entender, a solução que a Apple está estudando visa colocar sensores de luz em áreas "entre os pixels" presentes na tela. "Os sensores de luz individuais do sistema de detecção de luz são dispostos adicionalmente ou alternativamente ao longo de um perímetro do área de exibição ativa."

A patente também sugere que os sensores podem ser agrupados e posicionados em diferentes partes do display, como nas bordas, por exemplo. Assim, caso o usuário cubra parte do sistema de detecção durante o uso da tela, os outros conjuntos ainda podem funcionar sem problemas.

Segundo ressalta o Apple Insider, a empresa de Cupertino investiga formas de diminuir o notch de seus celulares há cerca de sete anos. Com isso em mente, pode ser que ainda demore para vermos um iPhone com tela que toma totalmente a frente do celular.

A linha iPhone 12, que será a primeira da marca com 5G, será lançada em 13 de outubro.

Patente mostra como Apple pode retirar notch da tela dos iPhones