Xiaomi Mi 10 Ultra é usado para controlar carro remotamente; veja

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi Mi 10 Ultra é usado para controlar carro remotamente; veja
Imagem: Xiaomi/Reprodução

Lançado na China em agosto, o Xiaomi Mi 10 Ultra é um dos celulares mais avançados do momento. E para demonstrar todo o poder do aparelho, a fabricante chinesa realizou uma corrida entre dois carros, sendo um deles controlado à distância, por meio do novo gadget. O vídeo da disputa foi divulgado na última segunda-feira (7).

Enquanto um dos veículos era guiado de dentro do cockpit, na pista do Circuito Internacional de Tianjin, o outro foi controlado por um gamer profissional que estava há mais de 3 mil km dali. O segundo automóvel foi adaptado para ser dirigido remotamente, utilizando um app instalado no novo Mi 10 Ultra.

O objetivo da Xiaomi era demonstrar o poderio da rede 5G SA (Standalone) disponível no telefone, novo padrão de conectividade das redes móveis. A tecnologia oferece baixíssima latência, em torno de 1 milissegundo, conforme a empresa, fazendo com que os comandos enviados à distância chegassem quase instantaneamente, mesmo com o piloto virtual estando a milhares de quilômetros.

A corrida, que você pode conferir no vídeo acima, parece ter sido vencida pelo jogador de eSports, como sugere a marca. Porém, o mais interessante está na possibilidade oferecida pela quinta geração da internet móvel, de controlar um carro à distância durante uma corrida, com os comandos chegando praticamente em tempo real.

Vantagens do 5G SA

Ao contrário do 5G NSA (Non-Standalone), que funciona em conjunto com a arquitetura da rede 4G atual, inviabilizando o aproveitamento total da nova geração da banda larga móvel, o 5G SA é uma rede autônoma, capaz de reduzir a latência e aumentar a taxa de transferência de dados.

Os benefícios da latência ultrabaixa, disponibilizados por essa tecnologia, poderão ser aproveitados em diferentes áreas. Equipamentos de realidade virtual, indústrias, cirurgias médicas e os segmentos automotivo e de transporte estão entre os que devem contar com este avanço, em breve.

Imagem: Smartphone Xiaomi Mi Note 10 Pro, 256 GB
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smartphone Xiaomi Mi Note 10 Pro, 256 GB

O Mi Note 10 Pro vem com 8 GB de RAM, câmera quadrupla de até 108 MP tela de 6,47 polegadas e um desempenho espetacular. Um dos smartphone mais avançado da Xiaomi!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.