O futuro da tecnologia para celulares

2 min de leitura
Imagem de: O futuro da tecnologia para celulares
Imagem: TechRadar/Reprodução

Os fabricantes de celulares estão sempre em busca de inovações para conquistar os consumidores e garantir um lugar de destaque para a sua marca, em meio a um mercado cada vez mais concorrido e cheio de opções.

Telas flexíveis, carregamento sem fio, leitor biométrico, internet 5G, desbloqueio por reconhecimento da íris, display sem bordas e conjunto fotográfico com várias lentes são algumas das inovações tecnológicas que já conquistaram o mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas o que a tecnologia do futuro reserva para os smartphones? Em agosto, a Samsung deu uma mostra do que pode estar por vir nos próximos anos, com o registro de uma patente de celular com tela transparente, possibilitando ver através do telefone, literalmente.

O desenho patenteado apresenta um aparelho com tela OLED translúcida, permitindo a exibição de conteúdos no display, ao mesmo tempo em que o usuário consegue visualizar tudo localizado atrás do dispositivo.

E não é só marca sul-coreana que tem trabalhado no desenvolvimento de novidades para se manter competitiva. A seguir, vamos conhecer algumas das tecnologias que você pode ver nos smartphones em breve.

Traseira de vidro que muda de cor

A fabricante chinesa Vivo quer se tornar a primeira marca a lançar um celular cuja parte traseira possa mudar de cor, conforme as preferências do usuário, deixando o aparelho mais personalizado.

O dispositivo, ainda sem data de lançamento, conta com um painel de vidro eletrocrômico semelhante ao usado em janelas de aviões e hotéis, que troca de tonalidade ao simples toque de um botão.

Câmera frontal sob a tela

ZTE Axon 20 5G.ZTE Axon 20 5G.Fonte:  GSMArena/Reprodução 

Usando materiais de alta transparência, a ZTE desenvolveu o primeiro celular com câmera de selfie embutida na tela. A tecnologia elimina a necessidade de entalhes, módulos e outras técnicas, já que a lente fica escondida sob o display, só aparecendo na hora de ser usada.

O ZTE Axon 20 5G deve chegar às lojas chinesas em breve. Por enquanto, não há planos de lançamento em outros países.

Fones de ouvido embutidos no celular

Fones embutidos da Xiaomi.Fones embutidos da Xiaomi.Fonte:  LetsGoDigital/Reprodução 

Que tal recarregar os fones sem fio no próprio smartphone, deixando de lado os estojos de carregamento? É o que está pensando em lançar a Xiaomi, cujos protótipos mostram fones embutidos na carcaça do celular.

A ideia, baseada na caneta stylus, também pode ser uma boa alternativa para quem vive esquecendo os fones. Além disso, eles ainda têm a capacidade de funcionar como alto-falantes para o telefone, quando encaixados nos respectivos slots, aumentando a potência do som.

Celular sem botões e entradas físicas

Meizu Zero não tem botões nem entradas físicas.Meizu Zero não tem botões nem entradas físicas.Fonte:  GSMArena/Reprodução 

Com o carregamento sem fio ganhando cada vez mais destaque, eliminando a necessidade de uma porta para plugar o carregador, pode ser questão de tempo para que os celulares sem qualquer entrada ou saída física comecem a chegar às lojas.

Vivo e Meizu são empresas que já apresentaram conceitos seguindo este design, caracterizados também pela ausência de botões físicos, substituídos por sensores capacitivos.

Smartphone com conexão Li-Fi

O Li-Fi pode ser 100 vezes mais veloz que o Wi-Fi.O Li-Fi pode ser 100 vezes mais veloz que o Wi-Fi.Fonte:  Wikimedia Commons 

Em vez das frequências de rádio, a tecnologia Li-Fi usa a luz para transmitir dados, resultando em uma velocidade muito superior, chegando a ser cerca de 100 vezes mais veloz que o Wi-Fi.

A Oppo quer ser a primeira fabricante a contar com essa inovação em seus dispositivos, tanto que registrou, recentemente, uma patente de celular com Li-Fi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.