Samsung registra patente de celular com tela transparente

1 min de leitura
Imagem de: Samsung registra patente de celular com tela transparente
Imagem: LetsGoDigital/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Um celular com tela transparente pode estar entre os lançamentos futuros da linha Galaxy da Samsung. A tecnologia aparece em uma nova patente da marca, divulgada pelo site LetsGoDigital nesta segunda-feira (7).

Conforme a publicação, a patente foi registrada pela fabricante sul-coreana no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), no dia 27 de agosto, trazendo alguns detalhes a respeito do display translúcido.

O desenho do dispositivo presente no documento aparentemente utiliza uma tela OLED, conhecida pelo alto brilho, menor consumo de energia e tempo de resposta mais rápido. Equipado com um painel de exibição luminoso transparente, ele possibilitaria a exibição dos conteúdos no display, ao mesmo tempo em que permitiria ao usuário ver através do telefone, como mostra a renderização abaixo.

Renderização produzida com base nas informações da patente disponibilizadas pela Samsung.Renderização produzida com base nas informações da patente disponibilizadas pela Samsung.Fonte:  LetsGoDigital/Reprodução 

Pela descrição da patente, a tecnologia seria compatível com as telas planas tradicionais e com a tela flexível. Também é mencionada a possibilidade de utilização da inovação em outros dispositivos, incluindo televisores, câmeras, notebooks, monitores e consoles de videogame.

Vantagens e desvantagens

A implantação dessa inovação na tela dos smartphones deve resultar em algumas dificuldades, tanto para fabricantes quanto para usuários. Uma delas seria em relação à localização da bateria, processador, câmera e demais componentes, que não poderiam ficar atrás do display, como nos modelos atuais. Outro problema estaria na capacidade de distinção do olho humano entre o primeiro plano e o fundo, afetando a experiência de uso.

Por outro lado, há a possibilidade do funcionamento como uma tela de dupla face, permitindo usar um app diferente em cada monitor, além de otimizar as funções de realidade aumentada e o registro de fotos.

É importante ressaltar que a simples publicação da patente não significa que a Samsung vai lançar um celular com tela transparente. O registro demonstra apenas um possível interesse da gigante asiática neste tipo de tecnologia.

Samsung registra patente de celular com tela transparente