Xiaomi anuncia câmera sob a tela para 2021 [Vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi anuncia câmera sob a tela para 2021 [Vídeo]

O presidente da Xiaomi, Shou Zi Chew, publicou um vídeo anunciando que a tecnologia de câmera sob a tela desenvolvida pela empresa já está em sua terceira geração, e que, a partir do ano que vem, o mundo poderá vislumbrar seus primeiros smartphones sem nenhuma interferência na tela.

Depois de alcançar patamares de desempenho inimagináveis há até poucos anos, no que se refere a telefones celulares, as fabricantes começaram a correr atrás do “design perfeito”.

Nesse sentido, retirar as bordas que envolvem a tela e esconder a câmera frontal ao máximo se tornou o objetivo principal de inúmeras companhias em todo o mundo.

A tecnologia, enfim, está pronta

A Xiaomi já tinha exibido um protótipo de smartphone com câmera sob a tela desde junho do ano passado. À época, embora funcionasse bem, a tecnologia ainda não era viável.

Dessa vez, a companhia conseguiu atingir a mesma densidade de pixels na parte da tela que fica sobre a lente da câmera, igualando à densidade do resto do display. Isso permitiu à chinesa criar uma tela 100% homogênea, sem sacrificar a qualidade do display sobre a lente ou causar impacto negativo na qualidade das fotos.

A imagem abaixo mostra a atual tecnologia de câmera sob a tela da Xiaomi em comparação com as câmeras frontais que usam um entalhe na tela, e a tecnologia comum de câmera sob a tela, que possui densidade de pixels inferior.

Nova tecnologia da Xiaomi resolve problemas anteriores em relação às câmeras sob a tela.Nova tecnologia da Xiaomi resolve problemas anteriores em relação às câmeras sob a tela.Fonte:  Xiaomi/Divulgação 

Falando de forma resumida, o design exclusivo da terceira geração de câmera sob a tela da Xiaomi traz um circuito que oculta ainda mais os componentes sob os subpixels RGB, o que aumenta ainda mais a luz transmitida da área da câmera sob a tela.

Adicionalmente, a companhia otimizou seu algoritmo a ponto de fazer com que a lente sob a tela tenha o mesmo desempenho de uma lente que fica sobre ela.

A tecnologia começará a ser produzida em massa já em 2021.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.