Xiaomi registra patente de celular com câmera selfie pop-up

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi registra patente de celular com câmera selfie pop-up
Imagem: WIPO/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Uma nova patente da Xiaomi, revelada na última terça-feira (09) pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), mostra que a fabricante chinesa pode lançar um celular com design diferenciado, cujo principal destaque seria a câmera pop-up frontal.

As ilustrações apresentam um smartphone com câmera retrátil de selfie, localizada no canto direito superior do aparelho. O mecanismo tem sensor único para registro de fotos e vídeos, mas sem qualquer menção a resolução e outros possíveis recursos.

O módulo retrátil fica localizado na mesma área em que está o conjunto de câmeras traseiras. Nele, há três sensores dispostos em uma fileira vertical, aparentemente contendo lentes periscópica, ultrawide e de profundidade, formando um segmento um pouco mais protuberante no painel traseiro.

O projeto traz uma alternativa para fugir dos entalhes na tela.O projeto traz uma alternativa para fugir dos entalhes na tela.Fonte:  WIPO/Reprodução 

Na patente desse possível novo celular da Xiaomi também dá para notar a presença de botões físicos para controle de volume e liga/desliga em uma das laterais. Já na parte inferior ficam os alto-falantes e a porta USB-C, mas não está presente a tradicional entrada P2 para fone de ouvido — o conector de 3,5 mm está ausente inclusive na borda superior do dispositivo.

Patente registrada em 2018

Apesar de ter a documentação divulgada agora pela WIPO, essa patente da Xiaomi foi registrada em agosto de 2018, conforme os dados da documentação. Na época, o mecanismo retrátil estava no auge, aparecendo como uma nova opção para esconder as lentes e escapar dos entalhes na tela.

Dessa forma, não sabemos se a fabricante chinesa já abandonou a ideia de lançar um celular com câmera pop-up ou se o projeto com tal tipo de tecnologia ainda segue em desenvolvimento.

Recentemente, a empresa apresentou uma patente de celular com câmera giratória, que seria outra alternativa para evitar interferências no design frontal dos dispositivos.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Xiaomi registra patente de celular com câmera selfie pop-up