Xiaomi registra patente de celular com câmera selfie pop-up

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi registra patente de celular com câmera selfie pop-up
Imagem: WIPO/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma nova patente da Xiaomi, revelada na última terça-feira (09) pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), mostra que a fabricante chinesa pode lançar um celular com design diferenciado, cujo principal destaque seria a câmera pop-up frontal.

As ilustrações apresentam um smartphone com câmera retrátil de selfie, localizada no canto direito superior do aparelho. O mecanismo tem sensor único para registro de fotos e vídeos, mas sem qualquer menção a resolução e outros possíveis recursos.

O módulo retrátil fica localizado na mesma área em que está o conjunto de câmeras traseiras. Nele, há três sensores dispostos em uma fileira vertical, aparentemente contendo lentes periscópica, ultrawide e de profundidade, formando um segmento um pouco mais protuberante no painel traseiro.

O projeto traz uma alternativa para fugir dos entalhes na tela.O projeto traz uma alternativa para fugir dos entalhes na tela.Fonte:  WIPO/Reprodução 

Na patente desse possível novo celular da Xiaomi também dá para notar a presença de botões físicos para controle de volume e liga/desliga em uma das laterais. Já na parte inferior ficam os alto-falantes e a porta USB-C, mas não está presente a tradicional entrada P2 para fone de ouvido — o conector de 3,5 mm está ausente inclusive na borda superior do dispositivo.

Patente registrada em 2018

Apesar de ter a documentação divulgada agora pela WIPO, essa patente da Xiaomi foi registrada em agosto de 2018, conforme os dados da documentação. Na época, o mecanismo retrátil estava no auge, aparecendo como uma nova opção para esconder as lentes e escapar dos entalhes na tela.

Dessa forma, não sabemos se a fabricante chinesa já abandonou a ideia de lançar um celular com câmera pop-up ou se o projeto com tal tipo de tecnologia ainda segue em desenvolvimento.

Recentemente, a empresa apresentou uma patente de celular com câmera giratória, que seria outra alternativa para evitar interferências no design frontal dos dispositivos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.