Câmera do OnePlus 8 Pro deixa objetos e roupas 'transparentes'

1 min de leitura
Imagem de: Câmera do OnePlus 8 Pro deixa objetos e roupas 'transparentes'
Imagem: Unbox Therapy/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

O OnePlus 8 Pro chegou ao mercado em abril com ótimos recursos e configuração forte para as câmeras. Entre elas, há um sensor de 5 MP que não possui filtros de IR (infravermelho). Nesta semana, o membro Max Weinbach, do site XDA-Developers, descobriu que este sensor pode acabar funcionando como uma espécie de raio-x.

Por padrão, as câmeras possuem filtros de cores que determinam, junto do sensor, a quantidade de luz que será recebida. Elas também possuem um filtro infravermelho para que a luz fora do espectro visível seja bloqueada.

No caso do OnePlus 8 Pro, não há o filtro IR e nem o de cores, e por isso uma de suas câmeras é sensível à luz infravermelha.

Uma das câmeras do OnePlus 8 Pro é sensível à luz infravermelha.Uma das câmeras do OnePlus 8 Pro é sensível à luz infravermelha.Fonte:  Ben Geskin (Twitter)/Reprodução 

Dito isto, algumas superfícies e materiais podem se tornar "transparentes" quando uma câmera do tipo é apontada para elas, dependendo do comprimento de onda do espectro visível. Os filtros, neste caso, são usados para absorver toda a luz visível, menos os comprimentos compatíveis com a onda infravermelha.

No Twitter, Weinbach compartilhou fotos mostrando como superfícies plásticas, como de webcams, podem se tornar transparentes. Ben Geskin, conhecido por criar designs conceituais de produtos, também compartilhou alguns objetos que podem ter seu interior exposto à câmera.

Através de roupas

Em um vídeo, Geskin demonstra a função mostrando o interior de uma Apple TV. Em outro, mostra como o Face ID do iPhone trabalha usando luz infravermelha. Também foi revelado que a tecnologia pode enxergar através de roupas.

Mas é preciso entender que isto não funciona com todos os tipos de materiais e superfícies. No smartphone, esta câmera pode ser utilizada no modo 'Photochrom' (Fotocromo).

O canal Unbox Therapy, do YouTube, também publicou um vídeo mostrando um controle de Nintendo Switch, uma Apple TV e dois controles remotos tendo seus interiores demonstrados pela câmera.

Apesar de parecer um tanto assustador, quando a função é aplicada em um sensor de câmera para fotografias, os resultados também podem ser incrivelmente bonitos.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Câmera do OnePlus 8 Pro deixa objetos e roupas 'transparentes'