Xiaomi registra patente de celular com câmera sob a tela

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi registra patente de celular com câmera sob a tela
Imagem: Let's Go Digital
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Uma nova patente registrada pela fabricante chinesa Xiaomi revelou uma das possibilidades de design que serão adotadas pela empresa em celulares futuros. O documento sugere uma possibilidade de visual para smartphones que trazem a câmera frontal sob a tela, ou seja, de forma discreta e sem qualquer tipo de notch ou furo no display.

Segundo o site Let's Go Digital, a patente mostra um sensor que pode ser posicionado no centro ou na lateral superior esquerda do painel. Quando a câmera de selfie é ativada, a área ao redor torna-se transparente, permitindo que a lente capture o que o usuário desejar. Ao desligar o recurso, o espaço volta a ser dedicado inteiramente ao conteúdo.

O desenho da patente mostra ainda um celular sem curvaturas na tela e com bordas finas, no estilo do Xiaomi Mi 9. Além disso, o modelo em questão tem um receptor de chamadas no topo e três câmeras traseiras — um padrão provavelmente adotado apenas neste registro e que não será seguido obrigatoriamente.

A patente registrada pela Xiaomi com a câmera que aparece só quando o recurso é ligado.A patente registrada pela Xiaomi com a câmera que aparece só quando o recurso é ligado.Fonte:  Let's Go Digital 

Vale lembrar que o registro de patentes por companhias não significa necessariamente que elas serão utilizadas: a Xiaomi pode apenas reservar a tecnologia para que outras fabricantes não a adotem.

Tanto a marca chinesa quanto a rival Oppo e até a Nokia estão pesquisando essa possibilidade de colocar câmeras frontais sob a tela — e a própria empresa já tem algumas patentes nessa área desde o ano passado, pesquisando até a possibilidade de colocar duas câmeras em vez de apenas uma.

Por enquanto, não há qualquer previsão de lançamento comercial para um smartphone da Xiaomi ou de outras companhias com essa tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.