Caro demais! Snapdragon 865 é deixado de lado por Google e LG

1 min de leitura
Imagem de: Caro demais! Snapdragon 865 é deixado de lado por Google e LG
Imagem: Qualcomm

Líder no mercado mobile de processadores, a Qualcomm passa atualmente por um problema no setor: ela fez um produto que é ao mesmo tempo bom e caro demais, fazendo com que as fabricantes de smartphones deixem ele de lado em busca de economia.

Segundo o Arstechnica, a situação ocorre com o Snapdragon 865, processador destinado a celulares top de linha de 2020. Diversas companhias optaram por um modelo mais barato da própria família da Qualcomm, evitando custos acima do programado com o chip. Alguns rumores a respeito do Pixel 5, da Google, indicam que ele terá como componente o Snapdragon 765G — que fica em uma família de processadores logo abaixo da principal.

O mesmo acontece com a LG e a Nokia: o LG G9 ThinQ e o Nokia 8.3, respectivamente os mais poderosos dessas empresas planejados para os próximos meses, também devem adotar o mesmo Snapdragon 765G.

O que aconteceu?

O problema é que smartphones top de linha recentes, com componentes cada vez mais modernos e o suporte ao 5G, estão ficando caros demais para serem fabricados, o que consequentemente reflete no preço.

A necessidade de utilizar o modem X55 da própria Qualcomm como peça separada que garanta a conectividade praticamente obriga o suporte ao 5G nos aparelhos com o Snapdragon 865, algo que nem todas as companhias desejam para 2020.

Isso é bastante compreensível ao analisarmos a situação do mercado: diversos países ainda não possuem a rede móvel de nova geração, incluindo grandes mercados consumidores como o próprio Brasil.

O Snapdragon 765G acaba sendo o mais escolhido também por ter um modem 5G integrado e ser mais econômico em espaço e consumo de energia. Além disso, há concorrentes também de olho nesse mercado, como a MediaTek, que oferece soluções também baratas para dispositivos mais intermediários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.