Você ficaria 24 horas sem celular? Homem relata prós e contras

2 min de leitura
Imagem de: Você ficaria 24 horas sem celular? Homem relata prós e contras

Aqui no TecMundo, há alguns anos, realizamos um desafio que, na época, já parecia um tanto assustador: ficar 1 semana sem celular. O resultado do experimento você encontra aqui. Desde então, muita coisa mudou, inclusive nosso comportamento relacionado ao uso desses aparelhos. Ficamos muito mais dependentes.

Para que possamos repensar nossos hábitos, foi criado o National Day of Unplugging, um evento mundial que dura 24 horas com um objetivo: ressaltar o valor de desconectar dos dispositivos digitais para se conectar com o mundo real. Participar é fácil. Basta esquecer do seu smartphone por um dia. Será que é tão simples assim?

Jory MacKay relatou sua experiência no Medium e contou o que aconteceu quando ficou 48 horas sem celular, comparando o que passou com o relato de outras pessoas que fizeram o mesmo.

Jory MacKayEste é Jory MacKay, o cara que fez o experimento (Reprodução/Jory MacKay)

Segundo ele, foi muito fácil ficar entediado, o que não quer dizer que seja algo ruim. Abrir mão de um fluxo constante de informações "atropeladas" permitiu se debruçar sobre o que pensava até o fim, o que o levou a aproveitar mais os filmes e livros que escolheu como companhia.

Além disso, Jory se sentiu mais relaxado e feliz, aumentando a conexão com as pessoas ao redor e diminuindo a ansiedade, sem contar que ele dormiu melhor por não sentir os efeitos da luz azul. A clareza de pensamento e o aumento de criatividade foram outros aspectos notados, pois ideias e inspirações puderam ser processadas sem o bombadeio constante de fatos novos para assimilar. Entretanto, nem tudo são flores.

A dependência da tecnologia para funções básicas do dia a dia tornou coisas simples, como saber a hora do dia ou mesmo encontrar um endereço, um verdadeiro pesadelo.

Abrir mão do celular definitivamente não é o propósito

De acordo com a edição de 2017 do periódico American Psychological Association, aproximadamente dois terços dos adultos norte-americanos concordam que se desconectar periodicamente do celular seria bom para a saúde mental. Jory está entre eles.

"Desistir do telefone por um período não serve apenas para notar os benefícios. Trata-se de compreender sua relação com o assunto. Entender os meus hábitos deixou bem claro o que eu estava perdendo, não somente em interações, mas em relação a me permitir divagar e relaxar", ressalta MacKay, que faz um convite: "Por que não tirar a sua pausa neste fim de semana? Desconecte-se por um dia, fique entediado e veja como se sente".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.