O que acontece se você não ligar o modo avião durante o voo?

2 min de leitura
Imagem de: O que acontece se você não ligar o modo avião durante o voo?

Se você costuma viajar de avião, também deve estar acostumado a ouvir a recomendação de manter o seu celular desligado ou em modo avião durante a decolagem ou aterrissagem. Esse é um procedimento padrão de todas as companhias aéreas e é realmente recomendado seguir essa sugestão para a segurança da aeronave.

Mas será que realmente faz diferença manter o celular ligado ou no modo avião durante o pouso e decolagem da aeronave? Ou será que atualmente esse é um procedimento desnecessário e que poderia muito bem estar dispensado nos milhares de voos que acontecem diariamente?

Para a surpresa de alguns, essa ação simples realmente pode garantir mais segurança para os passageiros e tripulantes da aeronave.

Modo avião realmente serve para alguma coisa?

O que faz o modo avião?

Como todos sabem, o celular é um dispositivo usado para comunicação (além de outros usos, é claro). Para tanto, o aparelho se vale de diferentes tipos de sinais e frequências para se conectar com as antenas, satélites e outros dispositivos.

O que o modo avião faz, na verdade, é configurar o celular para não emitir qualquer tipo de sinal. É por isso que um smartphone configurado dessa maneira desabilita a rede WiFi, 3G/4G, Bluetooth e até a rede tradicional usada para envio de mensagens SMS e ligações.

Modo avião não vai ajudar ou atrapalhar a decolagem ou aterrissagem do avião

Interfere ou não?

De acordo com especialistas em aviação, sinais emitidos pelo celular não interferem diretamente no funcionamento dos instrumentos de navegação de aviões modernos. O caso é que um celular que não está no modo avião pode começar a emitir ruídos sonoros ao entrar em contato com as diversas ondas emitidas pela própria aeronave.

Por conta desse barulho, que pode ser maior ou menor em algumas circunstâncias, certo desconforto sonoro pode acometer o piloto, a tripulação e até mesmo a cabine de passageiros.

Diante dessa situação realmente estamos lidando com um problema: se o piloto não conseguir ouvir e interpretar corretamente as instruções de seus colegas ou a torre de controle, um acidente (muitas vezes fatal) pode acontecer.

Em suma, dizer que o celular pode interferir na navegação de uma aeronave é um mito, mas ele realmente pode interferir nos aparelhos de comunicação usados dentro da aeronavem entre tripulantes. E isso eralmente é um grande risco, o qual pode ser evitado facilmente.

Portanto, a próxima vez que você estiver se preparando para a decolagem ou aterrissagem no avião, lembre-se de ativar o modo avião de seu celular.

Atualização - 14/02/20 - 13h54: esta postagem foi atualizada para remover partes do texto que poderiam levar o leitor a interpretar a mensagem erroneamente. Ligar o modo avião durante voos é essencial para segurança de todos, mas não exatamente pelos movitos que comumente divulgados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.