Qualcomm apresenta chips Snapdragon 7c e 8c para notebooks conectados

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm apresenta chips Snapdragon 7c e 8c para notebooks conectados

Um ano depois de anunciar seu chipset Snapdragon 8cx para computadores de ponta sempre online com Windows, a Qualcomm aproveitou o espaço do Snapdragon Summit 2019 para revelar seus novos processadores Snapdragon 7c e 8c. As novidades são voltadas respectivamente para laptops de entrada e intermediários, expandindo as possibilidades dos produtos oferecidos pela companhia para segmentos de mercado mais massivos.

Segundo a fabricante, o 8c deve oferecer 30% mais desempenho em comparação com o Snapdragon 850 graças à combinação da CPU Kryo 490, a GPU Adreno 675 e conectividade do modem 4G X24. Caso desejem, as fabricantes de notebooks poderão utilizar também o modem X55 da Qualcomm – o mesmo que vem junto ao recém-anunciado Snapdragon 865 – para oferecer suporte a redes 5G mmWave, Sub-6 GHz e DSS.

Qualcomm Snapdragon 8c

Por sua vez, o 7c traz capacidades um pouco mais limitadas com sua combinação de CPU Kryo 468, GPU Adreno 618 e modem LTE X15 – sem a possibilidade de adição de componentes para suporte a 5G nesse caso. A ideia é que essa opção de chip sirva como uma oferta de entrada, mais acessível para uso cotidiano, trabalho e estudo, mas ainda com a promessa de performance 25% superior à de “plataformas concorrentes”, o que basicamente se refere aos laptops Windows de entrada com processadores mais tradicionais.

Com as novas opções, a Qualcomm está posicionada para fornecer suas soluções para notebooks dentro dos principais segmentos do mercado. Resta agora saber quando os novos chips, assim como o top de linha 8cx anunciado há 1 ano, vão finalmente superar suas dificuldades iniciais de adoção de finalmente chegar dentro de algum notebook ao mercado.

O jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.