Como transferir apps do seu smartphone Android antigo para o novo

2 min de leitura
Imagem de: Como transferir apps do seu smartphone Android antigo para o novo
Avatar do autor

Comprar um smartphone sempre é empolgante: a expectativa de um aparelho novo, mais rápido e sem as marcas de uso do antigo, animam qualquer um. Porém, sempre há algo muito chato nesse processo: a configuração e a instalação dos aplicativos.

Há algumas maneiras de facilitar essa atividade, e uma das principais é transferindo os aplicativos do Android antigo para o novo. A melhor opção, portanto, é fazer o backup dos dados. Com isso, você pode salvar informações de jogos, acessar o histórico de chats, manter registros de uso, entre outras coisas.

Confira como transferir os apps do seu Android antigo para o novo smartphone.

Backup e restauração do Android

Essa é a maneira mais fácil de transferir os aplicativos de um smartphone para outro, afinal é o modo padrão do Android. Primeiro você faz o backup do seu aparelho antigo e então usa a função de restauração com o novo.

É importante notar que o dispositivo que fará o backup tem que ter a mesma versão do Android ou uma versão anterior que a do smartphone que receberá os dados. Ou seja, você não pode fazer um backup em um aparelho com Android 10 e restaurá-lo para um modelo com Android 9 Pie, por exemplo.

Backup no Google Drive

Acesse "Configurações" e então toque em "Sistema".

tela de configurações do android 9

Selecione "Backup". Note que, dependendo do modelo, será necessário expandir a seção "Avançado". Além disso, seu menu de configurações pode ser levemente diferente dependendo da fabricante do smartphone e da versão do Android.

tela de backup do android 9

Garanta que a opção "Fazer backup no Google Drive" esteja selecionada. Se não estiver, ative-a e aperte "Fazer backup agora".

escolha de backup pelo google drive no android 9

Quando o backup estiver completo, seus dados já estarão salvos na nuvem da Google e prontos para serem restaurados.

Como restaurar dados com Google Drive

Assim que ligar o novo smartphone pela primeira vez, poderá restaurar os seus dados, incluindo os aplicativos. Caso você já tenha configurado o dispositivo, pode restaurar as configurações de fábrica e recomeçar o processo.

Ligue o aparelho e toque em "Copiar seus Dados". Na próxima tela, conecte-se a uma rede WiFi e escolha "Um Backup de Smartphone Android" se tiver com o aparelho antigo em mãos ou "Um Backup da Nuvem" se não estiver.

tela para restauração de backup no android
(Fonte: Android Central)

Acesse a mesma conta do seu smartphone antigo no Google e escolha-o na lista de opções de backup. Pressione "Restaurar" para mover todos os dados e as conexões do dispositivo anterior. Toque em "Apps" para selecionar que aplicativos deseja baixar novamente.

tela de seleção de restauração de backup do android
(Fonte: Android Central)

Pronto, você pode terminar os outros passos iniciais de configuração do Android enquanto os dados são baixados em segundo plano.

Como transferir apps do seu smartphone Android antigo para o novo