'Design cachoeira': Oppo pode lançar celular sem bordas em todos os lados

1 min de leitura
Imagem de: 'Design cachoeira': Oppo pode lançar celular sem bordas em todos os lados
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em novembro de 2018, a Oppo registrou duas patentes para dispositivos portáteis do tipo smartphone, que possuem telas curvadas em todos os lados, dando a impressão de que os aparelhos não possuem bordas. Esse tipo de tela tem sido chamada de “waterfall 3D” (cachoeira 3D, em português). Essas patentes foram publicadas em setembro e outubro de 2019.

Na primeira patente, os sensores ficariam localizados nos cantos curvados superiores, à direita e à esquerda do chassi.

Na segunda patente, a tela seria plana, porém as bordas seriam transparentes, deixando o vidro à mostra, embora essa curvatura não fosse aproveitada para exibir conteúdo.

Nesse tipo de chassi, os sensores ficariam nas laterais, sob a tela, e sem interferir no visual do smartphone. No exemplo abaixo são mostrados os sensores de luz, que controla o brilho automático da tela, e um sensor infravermelho, que seria utilizado para captar calor e desligar a tela em algumas situações específicas.

Fonte: Let's Go Digital/Reprodução

Obviamente, o registro de patentes não significa que a empresa vá, obrigatoriamente, lançar o produto. Mas, no caso da Oppo, a companhia tem demonstrado cada vez mais interesse em dispositivos com bordas curvadas, como vimos no Oppo Find X.

Esse tipo de borda, inclusive, é uma tendência e deve se tornar cada vez mais comum em todos os aparelhos, de todas as fabricantes, salvo aqueles em que o custo-benefício ainda será uma necessidade absoluta.

Abaixo, temos exemplos de celulares com a tela curvada, que a companhia já lançou. No momento, eles ainda possuem a moldura do chassi protuberante na parte inferior e superior da tela.

Fonte: Let's Go Digital/Reprodução

A Vivo, empresa irmã da Oppo, também lançou um smartphone com tela curvada em ambos os lados: é o Nex 3.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.