Surface Duo: Microsoft quer desbancar a Apple no mundo corporativo

1 min de leitura
Imagem de: Surface Duo: Microsoft quer desbancar a Apple no mundo corporativo
Avatar do autor

O Surface Duo, apresentado pela Microsoft durante o evento de quarta-feira (02), será a arma da companhia para duelar com a Apple pelo mercado corporativo.

A companhia conseguiu passar pela crise da meia idade trazendo uma linha de novos produtos, os Surface, enquanto colocava os pés no chão e abandonava o mercado de smartphones, dando fim ao Windows Phone.

Agora, é hora de tentar algo novo. Para tentar desbancar o ecossistema da Apple no segmento corporativo, a Microsoft vai lançar seu primeiro produto de mercado de massa que não roda seu próprio sistema operacional.

Fonte: YouTube/Marques Brownlee/Reprodução

Parceria com a Google

Se o Windows Phone não deu certo, o jeito foi se aliar à Google. O Surface Duo, portanto, vai rodar uma versão do Android extremamente modificada, com uma interface lembrando uma espécie de Windows 10 “Mobile Edition”. E os apps da companhia estarão lá, principalmente os que são voltados para empresas, como Power BI, Azure, Teams e outros.

Neste sentido, ao menos em uma primeira abordagem, a empresa abriu mão do Bing e apps associados. Quem vai controlar a pesquisa do Duo é o Googlle Web Services, incluindo a pesquisa, Maps, YouTube e, claro, a loja de aplicativos.

Microsoft + Google vs Apple

Vários relatórios de mercado recentes apontam a supremacia da Apple, com o iPhone e iPad, no segmento corporativo; primeiro, ganhando terreno sobre o BlackBerry e, depois, sobre o Android. Este foi, possivelmente, o motivo que fez a Google desistir dos tablets Pixel, em junho passado.

Embora Microsoft e Google dominem o mercado doméstico, com o Windows e o Android, o segmento corporativo sempre é visado pela sua alta lucratividade.

Veja o vídeo de introdução do dispositivo e perceba como as aplicações de escritório são ressaltadas:

O Surface Duo é a possibilidade que as duas companhias têm de se reaproximar dos executivos: “matar dois coelhos com apenas uma cajadada”.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Surface Duo: Microsoft quer desbancar a Apple no mundo corporativo