Celular

Mate 30: Play Store deixa de funcionar nos novos celulares da Huawei

Após esquema da Huawei ser revelado na internet, empresa perdeu certificado de segurança da Google

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

02/10/2019, às 06:46

Mate 30: Play Store deixa de funcionar nos novos celulares da Huawei

Fonte:

Imagem de Mate 30: Play Store deixa de funcionar nos novos celulares da Huawei no tecmundo

A Huawei lançou os smartphones da linha Mate 30 sem a Play Store por causa da guerra comercial entre Estados Unidos e China, mas não demorou muito tempo para aparecer uma forma de colocar os apps da Google no celular. Agora, porém, o "jeitinho" não está mais funcionando. Recentemente, a companhia chinesa perdeu o certificado de segurança SafetyNet, e os serviços da gigante da web pararam de funcionar de forma apropriada nos celulares.

Desde o lançamento dos aparelhos, a fabricante asiática já não possuía uma licença oficial do Android, mas seus aparelhos ainda passavam na avaliação de segurança da Google. Nesta semana, porém, o desenvolvedor do Magisk, John Wu, revelou em uma publicação no Medium que a Huawei criou uma espécie de abertura na segurança do seu sistema para facilitar a instalação da suíte de aplicativos da Google nos aparelhos da linha Mate 30.

A casa caiu

A instalação de apps da Google "por fora" é uma prática comum na China, mas o pacote "LZ Play", que ficou popular por trazer os serviços da gigante de Mountain View para o Mate 30, ganhou a atenção de Wu porque a Huawei não possui certas licenças do Android.

undefined
LZ Play no Mate 30 Pro. (Fonte: 9to5Google/Reprodução)

As primeiras suspeitas seriam de que a firma estaria recebendo a documentação de forma ilegal da Google ou teria surrupiado os certificados e utilizado em seus smartphones. Ao analisar os arquivos do pacote, o desenvolvedor descobriu que a resposta é outra: a Huawei teria abriu uma brecha em seu sistema que permitia ao "LZPlay" tomar certos privilégios de administrador e instalar os apps como se fizessem parte do sistema do Mate 30.

LZPlay sai do ar

Logo após a descoberta de John Wu ganhar atenção, o site do pacote de instalação LZPlay saiu do ar e o pessoal do Android Central percebeu que a certificação do Mate 30 Pro no SafetyNet parou de funcionar. O resultado? Os aplicativos da Google instalados no celular começaram a apresentar problemas, segundo mostram relatos de usuários.

Em um comunicado, a Huawei ressaltou que a linha Mate 30 não conta com os serviços da Google pré-instalados e disse que não possui envolvimento com o LZPlay. De qualquer forma, o fim da polêmica solução deve tirar o interesse de muita gente dos novos celulares da fabricante chinesa, que agora não devem mesmo ter acesso aos aplicativos da Play Store.

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).