Apple e Samsung são processadas por radiação elevada em seus celulares

2 min de leitura
Imagem de: Apple e Samsung são processadas por radiação elevada em seus celulares

Apple e Samsung estão sendo processadas pela elevada radiação emitida por alguns de seus celulares mais populares. Uma ação coletiva por usuários dessas marcas foi protocolada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, após o jornal Chicago Tribune publicar que o grau de radiação de alguns modelos das companhias ultrapassa o permitido pela Federal Communications Commision (FCC) — órgão norte-americano que regulamenta dispositivos móveis.

Parte do processo ainda acusa a Apple e Samsung de realizarem ações de marketing de maneira inadequada, pois em materiais de divulgação seria dito que seus dispositivos operam dentro das conformidades da FCC. Além disso, ambas as empresas não forneceriam informações suficientes a seus usuários sobre os possíveis riscos à saúde que os altos níveis de radiação poderiam causar.

“Os efeitos incluem aumento do risco de câncer, estresse celular, aumento de radicais livres nocivos, danos genéticos, alterações estruturais e funcionais do sistema reprodutivo, déficits de aprendizado e memória, distúrbios neurológicos e impactos negativos no bem-estar geral em humanos”, alega o texto legal.

iPhone 7 seria um dos maiores emissores de radiação dentre os modelos avaliados. (Fonte: Unsplash)

Denúncia

A matéria do Chicago Tribune baseou-se em uma série de testes realizados em parceria com o laboratório especializado RF Exposure Lab. A avaliação considerou como um de seus critérios o índice máximo de 1,6 watts por quilograma, determinado pela FCC. Dentre os aparelhos avaliados, estão os seguintes modelos:

  • iPhone 7
  • iPhone 8
  • iPhone 8+
  • iPhone X
  • Samsung Galaxy S8
  • Samsung Galaxy S9
  • Samsung Galaxy J3

Na análise, constatou-se que o iPhone 7 apresentava o maior nível de radiação dentre todos os aparelhos Apple selecionados. Em um dos diversos testes, o dispositivo chegou a exibir 7,15 W/kg em uma distância de apenas 2mm do corpo do usuário. Quanto aos celulares da Samsung, o Galaxy S8 apresentou expressivos 8,22 W/kg em uma distância de 2 mm do usuário.

Apple e Samsung discordam

Ambas as gigantes da tecnologia discordaram dos dados divulgados pelo Chicago Tribune. Em sua defesa, a Apple declarou que “Todos os modelos de iPhone, incluindo o iPhone 7, são totalmente certificados pela FCC e em todos os outros países onde a linha iPhone é vendida”. Após isso, o jornal realizou outros testes conforme algumas orientações da companhia de Cupertino. Ainda assim, o iPhone 7 demonstrou nível além do permitido pela FCC (ver imagem abaixo).

À esquerda, análise de diferentes aparelhos iPhone determina elevado índice de radiação; à direita, Samsung Galaxy S8 aparece como um dos maiores emissores da amostra. (Fonte: Chicago Tribune/Divulgação)

Já a fabricante sul-coreana fez a seguinte declaração: “Os dispositivos Samsung vendidos nos Estados Unidos cumprem os regulamentos da FCC. Nossos dispositivos são testados de acordo com os mesmos protocolos de teste usados em todo o setor.” O veículo ainda entrou em contato com o FCC, que preferiu não comentar muito sobre o assunto. O órgão apenas informou que iria verificar alguns modelos apresentados na matéria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.