iPhone X não reconhece baterias trocadas por serviços não autorizados

1 min de leitura
Imagem de: iPhone X não reconhece baterias trocadas por serviços não autorizados

A Apple começou a "bloquear" suas baterias com software para impedir que as substituições de terceiros reportem seu status adequadamente. Segundo informações do iFixit, uma mensagem aparecerá se você substituir a bateria em um iPhone XR, XS ou XS Max. Isso acontece nas versões mais recentes do iOS 12 e do iOS 13 Beta. Aparentemente, é uma tentativa de empurrar os clientes para as lojas da Apple ou revendedores autorizados da marca.

a(Fonte: iFixIt/Reprodução)

(Fonte: Reprodução/iFixit)

Nesses modelos, ao acessar o menu "Funcionamento da bateria" quando a indicação "Serviço" aparecer, será exibida uma "Mensagem importante da bateria", que diz que "Não é possível verificar se o iPhone possui uma bateria genuína da Apple. Informações de saúde não disponíveis para esta bateria".

A mensagem substitui o indicador de porcentagem padrão que mostra a integridade da bateria atualmente instalada no aparelho. Embora isso não afete a funcionalidade do smartphone, fica mais difícil dizer quando uma bateria precisa ser substituída ou prestes a falhar.

Mensagem insistente

O fato é que a mensagem continua aparecendo, mesmo que o terceirizado use uma bateria original da Apple. Existe um microcontrolador da Texas Instruments ligado à bateria da Apple que funciona como um dispositivo de autenticação SHA-1/HMAC. Isso significa que a bateria pode ter um código bloqueado para o telefone específico e só pode ser alterado pela Apple ou por um revendedor autorizado.

A troca por uma peça autêntica da Apple não funciona porque a chave de autenticação associada é diferente da chave que o telefone espera receber. De acordo com o iFixit, a única maneira de contornar o problema é remover o microcontrolador da bateria original.

Ter a capacidade de reparar facilmente seus dispositivos é importante. Substituir os componentes à medida que eles se desgastam significa que o seu telefone dura mais tempo e isso economiza seu dinheiro, gerando também menos lixo. Estudos sugerem que as pessoas usam o mesmo smartphone por mais tempo quando têm acesso a concertos baratos; quando a Apple reduziu o preço para as substituições de bateria, acabou prejudicando a venda de novos iPhones.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.