Xiaomi obtém patente de câmera sob a tela

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi obtém patente de câmera sob a tela

A Xiaomi esteve trabalhando em uma novidade interessante para o público: o design das câmeras frontais. Recentemente, uma patente de câmeras de selfie foi registrada pela empresa junto à WIPO, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, e mostra furos na tela responsáveis por posicionar as lentes no celular.

A patente foi enviada para avaliação da WIPO em março de 2018, mas a aprovação saiu somente no dia 5 de julho de 2019. O registro contém 19 rascunhos de smartphones com câmeras frontais duplas na parte superior do aparelho, agrupadas em furos em diferentes posições: ao centro, à direita e à esquerda, destacando-se da tela.

(Fonte: LetsGoDigital/Reprodução)

Há também descrições de "sensores" e de "luz estruturada", uma tecnologia que possibilita a coleta de informações tridimensionais como se fosse um scanner de superfícies. Esses recursos sugerem um possível sistema de reconhecimento de rostos em 3D.

A Xiaomi já tinha demonstrado interesse nesse assunto quando anunciou um protótipo de smartphone com uma câmera frontal escondida sob a tela. A região do display com o dispositivo só fica transparente quando o aparelho tira uma foto, mantendo aspecto uniforme no restante do tempo.

(Fonte: Xiaomi/Reprodução)

As câmeras frontais têm seus próprios desafios de design para serem enfrentados: posicionar uma câmera na tela exige garantir que a luz chegue até as lentes sem excluir as outras camadas do display. Caso isso não aconteça, a superfície pode ficar mais fraca e pode até mesmo ter rachaduras,  além de permitir excesso de luz no sensor, o que acabaria com a qualidade das fotos.

Agora, resta esperar para ver no futuro como a empresa encarará tais dificuldades, seja com câmeras aparentes, seja com opções escondidas sob a tela.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.