Xiaomi quer colocar painel solar na traiseira de celulares, indica patente

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi quer colocar painel solar na traiseira de celulares, indica patente

A Xiaomi pode apostar em uma novidade no mínimo inusitada para ganhar mais atenção no mercado de smartphones: segundo uma patente registrada em julho do ano passado, a empresa está trabalhando em uma tecnologia para colocar um painel solar na traseira de um smartphone.

A documentação foi apresentada no World Intellectual Property Office (OMPI), órgão que cuida do registro de patentes globalmente. Apesar de não trazer muitas informações sobre lançamento do possível gadget, o projeto mostra algumas imagens do suposto design do produto chinês.

(Fonte: Let's Go Digital/Reprodução)

Com base nos conceitos apresentados na patente, o site holandês Let's Go Digital fez renderizações mostrando como seria o novo dispositivo da Xiaomi. O funcionamento do produto, porém, ainda é um mistério. Ao que tudo indica, o painel serviria para recarregar a bateria do aparelho por meio de energia solar.

Além de ter um painel solar na traseira, o produto também contaria com bordas finas e não teria um entalhe no display para guardar a câmera para selfies. Levando em conta os padrões da indústria, o projeto deve trazer um módulo retrátil ou então um sensor que funciona de maneira integrada com a tela, algo que a fabricante chinesa já está desenvolvendo.

(Fonte: Let's Go Digital/Reprodução)

O design exibido nas imagens conceituais também mostram que o suposto celular com painel solar também teria duas câmeras principais, que ficariam alinhadas no canto superior esquerdo da traseira. Graças a ausência de um leitor de digitais no corpo do dispositivo, a tendência é que o smartphone venha com um sensor biométrico integrado no display.

A Xiaomi não comentou oficialmente sobre o assunto, mas o desenvolvimento de um dispositivo inovador pode ser uma estratégia da firma para crescer no setor mobile e manter sua influência em mercados importantes como a Índia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.