Google compra dados faciais nas ruas, possivelmente para Face ID do Pixel 4

1 min de leitura
Imagem de: Google compra dados faciais nas ruas, possivelmente para Face ID do Pixel 4

Recentemente, em cidades como Nova York e Miami, alguns funcionários da Google foram observados abordando pessoas nas ruas e fazendo uma proposta bem surpreendente: aparentemente, a empresa está fornecendo cartões-presente de US$ 5 (quase R$ 20 na cotação de hoje) da Amazon ou da Starbucks em troca do fornecimento de características do rosto dos transeuntes.

Os coletores de dados da companhia foram vistos utilizando um dispositivo que parecia um Pixel 3 XL modificado para capturar registros faciais dos voluntários, fotografando-os. O aparelho utilizado pelos funcionários da Google proporcionava o escaneamento das pessoas em diferentes ângulos.

O uso desse método não muito convencional foi justificado na abordagem às pessoas como uma pesquisa para melhorar a próxima geração de dispositivos com desbloqueio por reconhecimento facial. Os funcionários mencionavam algo sobre um futuro produto da Google, e provavelmente os dados estão sendo coletados para o desenvolvimento de um "Face ID" para o Pixel 4, cujo lançamento foi confirmado pela Google, mas muitos detalhes ainda não foram revelados.

Google compra dados faciais nas ruas. (Fonte: Pixabay)

Rumores sobre o Pixel 4

Segundo rumores, a Google deverá disponibilizar a sua própria versão de reconhecimento facial no novo smartphone. Como o desenvolvimento desse tipo de tecnologia necessita da coleta de muitos dados, possivelmente os registros faciais coletados serão usados no treinamento do sistema do Pixel 4.

Vazamentos de detalhes do dispositivo incluíram a disponibilidade de películas de proteção de tela que indicam que ele não terá notch, já que os acessórios apresentam um recorte amplo equivalente à área superior do display. Essa característica, juntamente à evidência da funcionalidade de reconhecimento facial pelo Android Q, deixa ainda mais claro que a Google está desenvolvendo um recurso de identificação facial seguro que será lançado na próxima geração do Pixel.

Esses e outros rumores você pode conferir aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.