SO da Huawei vai ameaçar o domínio do Android, dizem analistas

1 min de leitura
Imagem de: SO da Huawei vai ameaçar o domínio do Android, dizem analistas

O momento é de aparente trégua na guerra comercial entre China e Estados Unidos, com a volta, limitada, das negociações entre as companhias norte-americanas e a Huawei. Contudo, o sistema operacional (SO) alternativo ao Android criado pela chinesa, o HongMeng OS (Ark OS/Oak OS), vem deixando de ser um “plano B” e é até possível que o vejamos em breve como um concorrente ao robozinho verde da Google.

Essa é a opinião dos analistas da firma Strategy Analytics, que vão além e preveem sucesso do HongMeng OS na China, onde pode haver substituição em massa do software da Google pelo da Huawei. Há também menção ao iOS, que apresenta uma discreta queda neste ano e deve se estabilizar na próxima temporada.

huaweiFonte: Huawei/Reprodução

A Gigante das Buscas por enquanto nada fala sobre o assunto e segue aprimorando o Android Q enquanto leva o Fuchsia (possivelmente para a Indústria 4.0 e Internet das Coisas) adiante. Ontem (9) mesmo publicamos as primeiras impressões de um testador do HongMeng OS e a possibilidade dele ser lançado em outubro, junto com o Mate 30.

Por enquanto, as chances reais do novo SO da chinesa prejudicar a receita do Android são muito pequenas. Mas a simples possibilidade disso acontecer já deixa o mercado na expectativa. Aguardamos os próximos episódios.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.