Mais suave: “overclock” faz tela do Xiaomi Mi 9 pular de 60 para 84 Hz

1 min de leitura
Imagem de: Mais suave: “overclock” faz tela do Xiaomi Mi 9 pular de 60 para 84 Hz

A comunidade de usuários de smartphones Xiaomi descobriu no último fim de semana que é possível fazer uma espécie de overclock na tela do mais recente top de linha da marca, o Mi 9, de uma forma relativamente simples. Com isso, o dispositivo sai da frequência padrão de 60 Hz e chega a 84 Hz, um ganho de 40% no desempenho.

Melhorar a frequência de atualização da tela faz com que a interface, apps e games rodem no dispositivo de uma forma “mais suave”. Mesmo animações rápidas serão reproduzidas na tela com mais fidelidade, tornando a experiência de uso mais agradável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Enquanto a grande maioria dos smartphones chega ao mercado com telas funcionando a 60 Hz, alguns modelos já estão trazendo uma taxa de atualização maior, como é o caso dos dois Razer Phones, que chegam a 120 Hz. O OnePlus 7 Pro também tem um display melhorado, chegando na casa dos 90 Hz.

Para aplicar esse MOD no Mi 9, é preciso ter um bootloader destravado, naturalmente. Mas quem tem algum conhecimento de programação ou mesmo experiência com modificação de ROMs em smartphones consegue realizar o procedimento sem maiores problemas.

Segundo o XDA Developers, o MOD funciona tanto em ROMs baseadas na MIUI da própria Xiaomi quanto em ROMs paralelas desenvolvidas pela comunidade. As instruções estão aqui.

Problemas e precauções

Não se sabe ainda se esse overclock tem algum impacto negativo definitivo no display, mas os membros da comunidade da MIUI que já testaram na novidade dizem que a tela fica com um tom um pouco esverdeado. Ninguém parece extremamente preocupado com isso, entretanto.

Note ainda que aumentar a frequência de atualização de uma tela pode aumentar significativamente o consumo de bateria desse componente. Um representante da própria Xiaomi chegou a comentar o assunto explicando que esse foi um dos pontos que fez a empresa escolher manter o Mi 9 em 60 Hz.

Se você resolver testar essa modificação, não se esqueça de compartilhar suas experiências na seção de comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.