Zenfone 6 desmontado: como a câmera giratória pode ser tão resistente?

1 min de leitura
Imagem de: Zenfone 6 desmontado: como a câmera giratória pode ser tão resistente?
Imagem: YouTube/JerryRigEverything

O youtuber Zack Nelson, do canal JerryRigEverything, desmontou o ASUS Zenfone 6 especialmente para mostrar a estrutura interna da câmera flip. O recurso já havia deixado o apresentador impressionado em um vídeo anterior no qual ele tenta destruir o mecanismo de várias formas e não consegue — Zack tentou, inclusive, entortar e arrancar a câmera usando suas mãos, mas o dispositivo continuou funcionando perfeitamente.

A estrutura da câmera flip se mostrou tão durável que o smartphone mereceu outro vídeo, dessa vez para expor as razões pelas quais ele se saiu tão bem no teste de durabilidade.

Destrinchando o Zenfone 6

Com essa onda de câmeras giratórias e deslizáveis, os usuários começaram a questionar como a durabilidade dos smartphones seria afetada pelo uso de partes móveis. Nesse quesito, outro aparelho que levanta bastante dúvidas é o Samsung Galaxy A80, que tem um mecanismo parecido com o do Zenfone 6.

Vejamos o vídeo do desmanche do aparelho da ASUS.

Para ter acesso à câmera flip, Zack teve muito trabalho: ele precisou remover o leitor de impressões digitais, o módulo do NFC, uma placa de metal em volta do mecanismo giratório, a placa-mãe e a bateria. Isso envolveu a retirada de vários parafusos e a desconexão de inúmeros cabos.

Aqui, temos uma faca de dois gumes: a câmera é extremamente resistente, mas, se apresentar algum defeito, seu reparo não é nada fácil. Para piorar, a tela do aparelho é colada ao chassi.

No fim, Zack percebeu que a câmera e o motor giratório ficam conectados a outra placa-mãe localizada embaixo da principal. Se a câmera sofrer algum dano, provavelmente o restante dos componentes do celular não será afetado, um ponto positivo para a ASUS, que conseguiu construir um smartphone que entrega a mesma qualidade de vídeos e fotos da câmera traseira para quem precisa fazer uso dela como câmera frontal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.