Ericsson registra nova tecnologia para evitar roubo de celulares

1 min de leitura
Imagem de: Ericsson registra nova tecnologia para evitar roubo de celulares

O furto de smartphones é um problema há anos, sem uma solução definitiva para evitar que pessoas levem os aparelhos com facilidade. Para tentar combater essa mazela, a Ericsson patenteou uma nova tecnologia que promete complicar a vida de ladrões e garantir que você não perca o seu celular.

A empresa sueca entrou com o registro que propõe uma tecnologia chamada "fricção adaptativa", que tem como objetivo identificar um possível roubo no momento em que o ladrão tenta retirar o smartphone do bolso da vítima. O sistema funciona usando os sensores do aparelho, que analisam o contexto e o ambiente em torno de si; ativando elementos como luz, microfone e câmera, o celular poderá identificar onde está e reagir ao ser retirado desse ambiente de modo sorrateiro.

A ideia é que ele consiga identificar a maneira de seu dono pegar o smartphone, analisando a força da ação e verificando se existe uma diferença em determinadas situações. Por exemplo, em roubos sorrateiros, o aparelho é removido do bolso com certa leveza e cuidado para não chamar atenção.

A tecnologia seria capaz de perceber isso, assim como verificar os batimentos cardíacos da pessoa em posse do smartphone, passando a vibrar em uma frequência ultrassônica que, supostamente, tornaria o celular mais difícil de ser segurado.

Antifurto

Imagem: Reprodução/WIPO

A patente também sugere o uso da tecnologia para que o hardware emita uma vibração diferente, mantendo o aparelho mais seguro na mão do usuário, evitando que ele o derrube. Obviamente, a tecnologia ainda está no reino das ideias e não significa que será desenvolvida ou testada em novos modelos, mas não deixa de ser interessante ver que as empresas estão buscando uma forma de evitar que smartphones e aparelhos do tipo sejam furtados ou roubados.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.