Google Pixel 4 pode ter suporte para reconhecer gestos sem toque na tela

1 min de leitura
Imagem de: Google Pixel 4 pode ter suporte para reconhecer gestos sem toque na tela

Além de ser dona do buscador mais popular da internet e desenvolver diversos dispositivos, a Google trabalha em tecnologias experimentais, e uma delas deverá dar as caras no próximo smartphone da linha Pixel. De acordo com fontes do site 9to5Google, a firma de Mountain View equipará o Pixel 4 com um chip do Projeto Soli.

Apresentado durante a Google I/O 2015, o Projeto Soli é uma tecnologia criada pela divisão de Tecnologia Avançada e Projetos da Google. O dispositivo é um radar do tamanho de um chip que consegue detectar movimentos com alta precisão, superando o poder de dispositivos como o Kinect, da Microsoft.

A promessa da Google era equipar a tecnologia em diversos dos seus eletrônicos, desde vestíveis até produtos conectados, e parece que o Pixel 4 deverá abrir as portas para essa inovação da companhia.

Segundo demonstrado no vídeo de apresentação, o chip do Projeto Soli permite que o usuário controle funções de dispositivos utilizando diferentes gestos. Para aumentar o volume ao ouvir música, por exemplo, basta movimentar os dedos como se estivesse pressionando um botão.

Permissão para uso concedida

Como ressalta o 9to5Google, a fabricante recebeu uma permissão especial da Comissão Federal de Comunicações no fim do ano passado para fazer dispositivos com uso de energia mais alto que o permitido pelas regras. A abertura foi feita para que a empresa pudesse fazer dispositivos aplicando a novidade.

A última grande aparição do Projeto Soli ocorreu no I/O de 2016, quando a tecnologia foi demonstrada com um smartwatch e um speaker da empresa. Levando em conta o crescimento da Internet das Coisas, o Pixel 4 poderá ter funções para controlar outros dispositivos apenas por meio de gestos. Além disso, a fabricante pode até mesmo lançar versões de aparelhos como o Google Home trazendo o radar em forma de chip.

A Google não comentou oficialmente sobre o assunto. A empresa costuma fazer seu evento para apresentar novos dispositivos no último trimestre do ano, quando possivelmente teremos detalhes oficiais sobre o Pixel 4 e o futuro do Projeto Soli.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.