Como saber se um celular Xiaomi vai funcionar no 4G brasileiro

1 min de leitura
Imagem de: Como saber se um celular Xiaomi vai funcionar no 4G brasileiro

A Xiaomi é uma das fabricantes mais quentes do mercado, com muita popularidade no Brasil pelo custo-benefício. Porém, apesar do retorno parcial da empresa, a maioria dos aparelhos é importada. Aí temos um problema: em alguns casos, o smartphone desejado pode não ser compatível com o 4G brasileiro, que opera em três bandas, e ficar sem conectividade móvel rápida.

Como descobrir isso? Fique tranquilo, o processo é mais fácil do que parece.

Entendendo as bandas

O primeiro passo é entender o que isso significa: o sinal "navega" das antenas aos aparelhos em frequências que precisam ser "reservadas". Isso é necessário para organizar as bandas e evitar interferências ou congestionamentos.

No Brasil, são três faixas no 4G, conhecidas tanto pelo número da banda quanto pelo valor em mega-hertz:

  • 2.600 MHz (banda 7)
  • 1.800 MHz (banda 3)
  • 700 MHz (banda 28)

As duas primeiras são as mais antigas, enquanto a terceira antes pertencia aos canais de televisão analógicos, substituídos pela TV digital, o que liberou a faixa.

Como descobrir isso no aparelho?

O passo mais fácil é conferir se as faixas brasileiras aparecem nas especificações técnicas do aparelho. Isso pode ser feito em fontes confiáveis, como o site da Xiaomi ou o Comparador do TecMundo.

1. Site da Xiaomi

Busque o smartphone desejado e, na página específica, procure a sessão "Specs". Em seguida, vá para o item "Networks and Connectivity" e consulte as frequências ou bandas LTE.

No Redmi Note 7, o 4G do Brasil funciona normalmente, pois as bandas 7, 3 e 28 constam no dispositivo.

2. No Comparador do TecMundo

Aqui, o procedimento é ainda mais fácil e em português. Em "Rede", busque por "4G/LTE" e identifique os números. O Pocophone F1, por exemplo, também é compatível com duas das redes do País.

Não se esqueça de que alguns smartphones são lançados em versões locais e globais, com possíveis diferenças na banda. Por isso, revise se os aparelhos que você está consultando e comprando são iguais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.