Patente da Samsung revela “primo” não lançado do Galaxy Fold

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Samsung revela “primo” não lançado do Galaxy Fold

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) publicou uma patente da Samsung — registrada mais ou menos no mesmo período em que a companhia estava desenvolvendo o design do Galaxy Fold — para um "primo" do dobrável da coreana. Mas, ao contrário do badalado Fold, que está para ser lançado, o produto que consta nessa patente não saiu do papel. E, ao que tudo indica, isso pode significar um alívio para os consumidores.

O documento detalha um smartphone que contaria com uma tela dando a volta em torno do aparelho; e a borda com tela funcionaria de forma semelhante à borda curvada do “finado” Galaxy Note Edge, mostrando informações rápidas, como data, hora, clima, notícias e notificações.

Fonte: Slash Gear/Samsung

A publicação da patente nos mostra que a Samsung já estava pensando em um produto que trouxesse uma tela capaz de abordar novas possibilidades de uso. O próprio Note Edge já havia sido lançado em 2014. E em 2015 a companhia lançou o Galaxy S6 Edge, com a tela curva dos dois lados.

De lá para cá, a opção curva perdeu força para outra tendência: a tela que toma toda a frente do aparelho. Nesse sentido, vimos as empresas criando modelos de celulares com o mínimo possível de bordas, até nascer o famigerado “notch”, ainda odiado por muitos usuários.

No momento, demos um passo adiante: temos os dobráveis! A Samsung e Huawei saíram na frente. Enquanto isso, outras empresas ainda consideram a tela dobrável uma tecnologia forçada e desnecessária.

Agora, voltando ao “primo pobre” do Galaxy Fold, você consegue imaginar um smartphone com tela dos dois lados? Poderia citar uma boa função para ser aproveitada em um aparelho com tela dupla? E quanto à resistência a quedas? Será que valeria a pena, ou um celular como esse teria sido mais uma das muitas invenções tecnológicas que não deram certo?

Dê sua opinião na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.