Google lança Beta 2 do Android Q com direito a bolhas para multitarefa

1 min de leitura
Imagem de: Google lança Beta 2 do Android Q com direito a bolhas para multitarefa

A Google disponibilizou o Beta 2 do Android Q nesta quarta-feira (3), menos de um mês após o lançamento do Beta 1. Na versão anterior, a empresa se esforçou para incluir as funções que fazem mais diferença no dia a dia de usuários comuns. Agora, ela focou em adicionar APIs e recursos para desenvolvedores.

Felizmente, nem tudo está perdido para os que gostam de novidades à vista. O recurso das bolhas de multitarefa, que estava escondido na versão anterior, foi, enfim, revelado por completo no Beta 2. Podemos concluir que era apenas uma questão de “terminar de aprimorá-lo”.

As bolhas de multitarefa vão permitir a interação com outros apps enquanto o usuário está utilizando um app principal em tela cheia, sem a necessidade de alternar entre eles. Visualmente falando, as bolhas lembram aquela bolinha do Facebook Messenger, pela qual é possível trocar mensagens usando sua interface por cima de outro app.

No exemplo abaixo, podemos ver um app de tarefas aberto em tela cheia, enquanto existem bolhas de aplicativos de mensagens permitindo a interação em simultâneo e sem prejuízo para o app principal.

Fonte: The Next Web

Embora várias empresas já tenham criado suas versões próprias desta função, a Google decidiu expandir o recurso, facilitando seu acesso para que os desenvolvedores explorem novas possibilidades.

As bolhas são uma mão na roda em relação aos apps de mensagens, pois, algumas vezes, os usuários estão usando um app que não costumam minimizar até terminarem a utilização. Um exemplo disso é o app do telefone. As bolhas também são bem úteis para que o usuário possa responder a mensagens enquanto está configurando determinada área do sistema.

Outras implementações do Beta 2 dizem respeito à inclusão de novas APIs e recursos destinados aos desenvolvedores, além de uma repaginada nos gestos do SO.

Para quem tem um smartphone Pixel e deseja instalar o Beta 2 do Android Q, pode baixá-lo neste link. Se o usuário já usa o Beta 1, vai receber o Beta 2 via atualização.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.