Faz tempo que a Apple luta contra lojas de assistência técnica independentes. Segundo a empresa, essas lojas não conhecem os detalhes técnicos de peças e hardware de iPhones, iPads e Macbooks; por isso, um pequeno erro poderia ser fatal ao dispositivo. Agora, enquanto há uma verdadeira batalha judicial sobre isso nos EUA, um memorando da Apple vazado ao Motherboard indica que a empresa de Tim Cook poderá afrouxar as rédeas sobre o reparo de aparelhos.

Mas... Desde que as lojas usem equipamentos oficiais da própria Apple

O memorando indica que a Apple já teria começado a entregar acesso ao software de diagnóstico da empresa para lojas de reparo. Além disso, também enviar peças de reparo genuínas, treinamento e até categorizar tipos de reparos que podem ser feitos sem restrições por empresas independentes.

Basicamente, a Apple deverá buscar um modelo que permite esse reparo, mas desde que as lojas usem equipamentos oficiais da própria Apple.

Atualmente, diversos grupos nos EUA lutam para que a Apple permita o reparo sem o usuário perder garantias. No Brasil, isso ainda parece que está longe de acontecer, já que muitas lojas independentes existem, mas boa parte sem respaldo legal da Maçã.