Android Q Beta tem função avançada para bloquear chamadas

1 min de leitura
Imagem de: Android Q Beta tem função avançada para bloquear chamadas

Em 2018, uma função avançada de bloqueio de chamadas apareceu numa versão Beta do Android 9 Pie. Agora, o pessoal do Android Police verificou que ela está de volta numa versão Beta do Android Q.

Um dos maiores inconvenientes do mundo moderno são as chamadas indesejadas. Elas podem partir de organizações pedindo doações, empresas fazendo propaganda de produtos e serviços, políticos em campanha eleitoral, indivíduos articulando um golpe, entre outras razões.

O Android 9 Pie já possui ferramentas para diminuir a incidência de chamadas de spam, mas o novo recurso é muito mais abrangente e prático de usar. De uma forma bem simples, com botões de liga/desliga, o app do telefone oferece opções para bloquear:

Fonte: Phandroid

  • Números que não estejam na lista de contatos;
  • Números privados;
  • Números desconhecidos;
  • Chamadas originadas de telefones públicos.

Essas opções bloqueiam chamadas por categorias de números, criando imensos filtros que facilitam muito a vida dos usuários.

Em paralelo, o usuário continua tendo a opção de adicionar um número à uma lista de “bloqueados”, manualmente, o que é útil quando o usuário quer evitar receber uma ligação de alguém que já se conhece o número.

Como ainda se trata de uma versão Beta do SO, não se sabe se a função será mantida na versão final. Se for, a Google vai possibilitar um uso muito mais tranquilo dos celulares numa época em que as ligações indesejadas se tornaram uma praga comparada aos spams no auge do email.

A versão final do Android Q deve ser lançada oficialmente no segundo semestre de 2019.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.