Cientistas reduzem celulares a pó para estudar reciclagem e meio ambiente

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas reduzem celulares a pó para estudar reciclagem e meio ambiente

Você já parou algum tempo para pensar do que o seu smartphone é feito, não apenas no exterior, mas em todas as suas particularidades? Talvez o experimento da Universidade de Plymouth possa despertar sua curiosidade: reduzindo o celular a pó, cientistas descobriram que o aparelho é composto de minerais e metais de todo o Planeta — e essa diversidade pode ser preocupante.

Cerca de 1,4 bilhão de celulares são produzidos todos os anos, algo que nossos recursos naturais não poderão mais sustentar. Os elementos para a produção variam entre os mais familiares, como carbono, aço e alumínio, até os mais exóticos e até mesmo raros, como tungstênio, cobalto, disprósio e neodímio.

O experimento consiste em, literalmente, bater um celular no liquidificador. Com isso, é possível regular o tamanho dos pedaços — ou o sumiço deles — para uma análise mais minuciosa dos materiais.

Celulares.

A iniciativa tem o objetivo de gerar debates para a conscientização sobre o uso de matéria-prima e de como é necessário enfatizar a reciclagem de celulares, tendo em vista quanto material é gasto para produzir um único aparelho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.