O Android Q nem chegou oficialmente e já tem um root

1 min de leitura
Imagem de: O Android Q nem chegou oficialmente e já tem um root

Por mais que uma tonelada de rumores, previsões e até versões vazadas já tenham surgido com relação ao Android Q, a verdade é que muito pouco do SO foi realmente revelado; nem mesmo a versão de desenvolvedores, que sai tempos antes do sistema em si, foi disponibilizada. Mas isso não parece ter sido suficiente para impedir que já conseguissem fazer um root na vindoura plataforma da Google.

O responsável por essa curiosa façanha foi John Wu, desenvolvedor do software Magisk. Em seu anúncio feito através do tweet que você pode conferir abaixo, o programador começa mostrando a versão do Android usada; na tela seguinte, é possível conferir o app realmente confirmando que o root foi feito.

“O Android Q está rootado oficialmente (antes que qualquer build oficial esteja disponível). Caso estranho, mas OK”

Antes que você fique confuso sobre como alguém teria quebrado a segurança de um sistema que nem mesmo foi lançado, a explicação é simples: o root feito por Wu tem como base uma versão do Android Q que vazou na internet dias atrás. Isso quer dizer que o SO usado no processo é uma versão muito mais bugada e basicamente incompleta do que veremos no lançamento oficial, claro, mas ainda é consideravelmente impressionante.

Dito isso, é importante notar que, segundo Wu, seria quase impossível para a Google quebrar esse root sem lançar a versão de desenvolvedor ou a versão final do Android Q. Mas considerando a rapidez do feito, não seria surpresa se mais um root já fosse alcançado tão logo o novo Android chegasse a nós.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.