Alcatel deixa de lançar celulares no Brasil e será substituída por Semp TCL

1 min de leitura
Imagem de: Alcatel deixa de lançar celulares no Brasil e será substituída por Semp TCL

A fabricante Alcatel não vai mais lançar smartphones no Brasil. A partir de agora, a atual detentora da marca, a Semp TCL, é que será responsável por batizar os próximos aparelhos da família. A informação é do site Olhar Digital, que obteve a confirmação durante a MWC 2019.

Segundo o gerente de produto da Semp TCL, Reinaldo Paleari, acabar com o estoque final de smartphones da Alcatel é a prioridade, para então dar o próximo passo. Todos os produtos serão fabriados em Manaus, sede industrial da empresa, e vendidos nas grandes lojas de varejo nacional. Quem tem um modelo da Alcatel pode ficar tranquilo, pois assistência técnica e serviços de pós-venda serão mantidos no suporte da atual dona da marca.

O que vem por aí

Ao todo, serão duas novas linhas de aparelhos: uma com o nome da Semp e outra com o selo TCL. A chinesa TCL já apresentou alguns modelos no ano passado e investiu bastante em marketing, inclusive com Neymar Jr. como garoto-propaganda no segmento de TVs. O segmento seguido deve ser o de intermediário e intermediário premium, com preços chegando ao máximo de R$ 1,3 mil.

Já a Semp fica com os modelos de baixo custo e de entrada, incluindo um celular com flip, feature phones e um aparelho destinado ao público da terceira idade. Atualmente, a empresa está em conversas com a Google e a responsável pelo kaiOS para a utilização do Android Go e um botão dedicado ao Google Assistente.

E a Toshiba?

Semp TCL é o atual nome da parceria entre a brasileira Semp e a chinesa TCL — mas nem sempre foi assim. Desde 1977, o nome que acompanhou a fabricante nacional foi a Toshiba, mas a aliança com a japonesa foi desfeita em 2016, especialmente por uma crise enfrentada pela multinacional.

Você pode encontrar mais detalhes sobre esse período em nosso quadro de História da Tecnologia, no capítulo sobre a Toshiba.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.