Spectre: novo app sensação do iOS usa IA e cria fotos de longa exposição

1 min de leitura
Imagem de: Spectre: novo app sensação do iOS usa IA e cria fotos de longa exposição

A Chroma Noir LLC, desenvolvedora do popular Halide Camera para o iOS, lançou outro app de câmera chamado Spectre. Como ele é possível gerar fotos de longa exposição, com incríveis efeitos de rastros de luz e fluxo contínuo de água ou, em alguns casos, remover pessoas ou carros das cenas.

Comuns para os donos de câmeras DSLR, esse tipo de foto faz bastante falta nos smartphones. Mesmo os que possuem a função em suas câmeras nativas, não costumam oferecer bons resultados. Já o Spectre, além de acelerar a velocidade do obturador, usa inteligência artificial e fotografia computacional para produzir fotos de longa exposição otimizadas e com um toque artístico.

Fonte: Blog Halide

O que ele pode fazer?

Em pontos turísticos famosos, o Spectre pode remover completamente as pessoas de uma cena ou os carros de uma grande avenida. À noite, o app cria belos efeitos de rastros de luz, bem comuns quando se fotografa ruas com carros em movimento. O efeito também pode ser aplicado na água, dando a impressão de que ela está se movimentando. É perfeito para fotos em locais com rio, praia e queda d’água.

https://www.youtube.com/watch?v=OdycTjmcsjQ

Uma característica legal é que a aparência do app é parecida com a da câmera nativa do iOS, dispensando que o usuário gaste tempo aprendendo a usá-lo. Aliás, ele não possui menus cheios de configurações. Os efeitos são aplicados de forma simples e fácil, já que o Spectre usa machine learning para reconhecer as cenas e estabilizar as imagens, permitindo criar exposições entre três e nove segundos sem a necessidade de um tripé. Essas exposições são geradas a partir de centenas de fotos capturadas no intervalo de tempo predeterminado, que depois são otimizadas, ao invés de manter o obturador da câmera aberto durante todo esse período.

Você pode ver as fotos de longa exposição sendo criadas em tempo real, e depois elas são salvas em formato “live jpeg” (com movimento), para que você possa compartilhá-las ou usá-las como live wallpaper no dispositivo.

O Spectre custa apenas US$ 2,99 e pode ser baixado neste link. Portanto, corram! Os desenvolvedores já avisaram que ele ganhará novos recursos em breve, o que pode fazer seu preço subir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.